Berrada deixou seu cargo como diretor de operações de futebol do City, no último fim de semana, para se tornar o CEO do United. A nomeação é um grande golpe para o United, já que Berrada desempenhou um papel significativo no sucesso dinástico do City, sob o comando de Guardiola.
O City conquistou cinco dos últimos seis títulos da Premier League e adquiriu uma tríplice coroa icônica na última temporada. Berrada trabalhou ao lado do diretor esportivo do City, Txiki Begiristain, para supervisionar a política de transferências deles – uma área em que o United tem enfrentado dificuldades nos últimos anos.
O novo acionista minoritário do United, Jim Ratcliffe, quer que Berrada use o mesmo modelo para reconstruir o clube de Old Trafford, que não vence a Premier League desde 2013. Mas Guardiola alertou que seu compatriota não é uma garantia instantânea de sucesso.
“Obviamente, seu conhecimento vai para o United, essa é a realidade. Quando você compra um jogador de outro clube, você compra o conhecimento que esse jogador teve no passado com outros treinadores e companheiros de equipe. Isso é normal”, disse Guardiola a jornalistas, na quinta-feira.
“Aprendemos muito com Omar e ele aprendeu muito com o clube, e agora ele foi para o United. Mas Kevin De Bruyne ainda está no Man City, De Bruyne jogará aqui. Erling Haaland jogará aqui, então no final não é tão simples. Senão, com o poder do United, eles teriam feito antes.”
“Talvez o United pense que com essa pessoa tudo vai mudar, parabéns. Eu não sei se isso vai acontecer. Ele é uma pessoa adorável, um caráter incrível, um profissional incrível. Ontem o vi, abraçamos e desejei a ele tudo de melhor. Profundamente, desejo-lhe o melhor porque ele é uma pessoa fantástica.”
“Mas eu não sei se fazendo isso tudo vai se resolver e funcionar. Se acontecer, oh meu Deus, eles terão que fazer uma homenagem a Omar Berrada no futuro porque ele mereceria.”
Guardiola garante que não há ressentimentos pela saída de Berrada e está confiante de que o City fará uma escolha sábia ao nomear seu sucessor.
“Tentamos manter as melhores pessoas aqui, mas esse tipo de coisa pode acontecer. O clube seguirá em frente. Encontraremos uma maneira de substituí-lo e continuaremos. Estaremos bem preparados, nos adaptaremos e avançaremos.”
Fonte: Besoccer