Possíveis Caminhos do Brasil até a Final da Copa América 2024
O histórico do Brasil na Copa América faz com que a Seleção Brasileira sempre apareça como uma das favoritas ao título dessa competição. Em toda a história desse torneio, os brasileiros já foram campeões 9 vezes.
Entretanto, a derrota na Copa América de 2021 e a queda relativamente precoce na Copa do Mundo de 2022 fez com que o Brasil deixasse o papel de protagonista do favoritismo do futebol das américas.
Considerando todo o contexto da Seleção Brasileira, quais são as reais chances do Brasil ser campeão da Copa América em 2024? Fomos atrás da resposta para essa pergunta e compartilhamos tudo que você precisa saber ao longo dos próximos tópicos.
Brasil é o 2º com mais chances de título
A Seleção Brasileira tem aproximadamente 30% de chance de vencer a Copa América 2024. A única adversária que vence os brasileiros em chances de título é a Argentina, a qual aparece com aproximadamente 35% de ser campeã.
Obtivemos essas previsões com base nas odds para a final da Copa América 2024 na VBET. Juntamente com a Argentina e o Brasil, Uruguai, Colômbia e Estados Unidos fecham o top 5 favoritos ao título da edição deste ano.
Separamos alguns motivos que ajudam a entender porque o Brasil é um dos favoritos ao título da Copa América de 2024:
-
A Seleção Brasileira é a 3ª com mais títulos em toda a história da Copa América.
-
Os brasileiros venceram 5 das últimas 10 edições da Copa América.
-
O Brasil tem um bom retrospecto contra os adversários do seu grupo.
Por mais que Dorival Júnior esteja apenas começando o seu trabalho no Brasil, a Seleção Brasileira provou que tem qualidade para evoluir ao longo das competições em que participa.
Bons exemplos são a vitória contra a Inglaterra, o empate contra os espanhóis, e o resultado positivo contra os mexicanos.
Principais jogadores em grande fase
Analisar o retrospecto do Brasil na Copa América é apenas um aspecto que deve ser analisado. Além dessa questão, é preciso levar em consideração também o elenco e a qualidade da equipe brasileira.
A principal baixa no Brasil na Copa América 2024 é Neymar. O jogador brasileiro segue se recuperando e não terá condições de jogar pela Seleção Brasileira. Apesar de não poder contar com o craque do Al Hilal, Dorival tem ótimos jogadores à sua disposição.
Um ótimo exemplo é Vini Jr. Vinícius está em ótima fase no Real Madrid, marcando um dos gols do título dos Merengues na final da Liga dos Campeões contra o Dortmund. O craque brasileiro está em tão boa fase que é o único atleta do Brasil que aparece como favorito à artilharia da Copa América, ficando atrás apenas de Lionel Messi.
O que preocupa um pouco no elenco brasileiro é a qualidade defensiva. Considerando-se apenas os 3 primeiros jogos do Brasil na temporada, a média de gols sofridos por jogo foi de 2. Isso pode ter surpreendido quem apostou para a Seleção Brasileira não sofrer gols em sites como a VBET Brasil, onde você pode apostar na Copa América e em várias outras competições.
Considerando que o Brasil corrija os erros defensivos, as suas chances de ser campeão no final da Copa América 2024 aumentam vertiginosamente. Afinal, o ataque brasileiro tem um bom retrospecto de gols marcados.
Bom retrospecto contra os adversários do seu grupo
O 1º jogo do Brasil na Copa América será contra a Costa Rica. Na 2ª rodada, a Seleção Brasileira enfrentará o Paraguai e finaliza sua participação na fase de grupos contra os colombianos. Independentemente do adversário na chave do Brasil na copa, os brasileiros têm um bom retrospecto, o que aumenta seu favoritismo ao título.
Costa Rica
A Seleção Brasileira venceu todos os seus últimos 6 jogos contra a Costa Rica. O último confronto entre ambas as seleções ocorreu em 2018. A partida foi válida pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2018 e os brasileiros venceram por 2 a 0 com gols de Philippe Coutinho e Neymar.
Paraguai
O Brasil venceu 4 dos 6 últimos jogos que jogou contra o Paraguai. A última vez que essas duas seleções jogaram juntas foi pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, onde os brasileiros golearam os paraguaios por 4 a 0 com gols de Raphinha, Philippe Coutinho, Antony e Rodrygo.
Colômbia
A Colômbia é a principal adversária do Brasil na busca pela liderança do Grupo D da Copa América. Afinal, os colombianos venceram os brasileiros por 2 a 1 em partida válida pela 5ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Fora essa derrota, a Seleção Brasileira venceu apenas 2 dos 6 últimos jogos contra a Colômbia, empatando nas outras 3 partidas.
Qual seleção pode enfrentar o Brasil na final da Copa América 2024?
Qualquer seleção que está no grupo A ou B da Copa América 2024 pode ser adversária do Brasil na final dessa competição. Afinal, o chaveamento é dividido com as quartas de final e semifinais acontecendo entre seleções dos grupos C e D.
Isso significa que os brasileiros enfrentarão adversários do Grupo C e talvez alguma seleção que faz parte do próprio grupo do Brasil. Entretanto, na final, aí sim ocorre o confronto entre o vencedor do chaveamento entre C e D contra quem venceu as disputas entre A e B.
O chaveamento da Copa América, após a fase de grupos, é o seguinte:
Fase |
Jogos |
Quartas de final |
|
Semifinais |
|
Final |
|
Logo, os possíveis adversários do Brasil na final da Copa América 2024 são:
-
Argentina;
-
Canadá;
-
Chile;
-
Peru;
-
Equador;
-
Jamaica;
-
México; e
-
Venezuela.
Considerando a qualidade e o retrospecto dessas seleções, a favorita para jogar contra o Brasil na final da Copa América é a Argentina.
Primeiras fases serão essenciais
O início do Brasil na Copa América 2024 será decisivo para o seu futuro nessa competição. Caso os jogadores convocados por Dorival Junior comecem com força total e consiga a liderança de seu grupo, há uma grande probabilidade de que os brasileiros avancem para as semifinais.
Afinal, possivelmente o Uruguai será líder do Grupo C da Copa América. Isso faz com que Bolívia, Estados Unidos ou Panamá sejam os adversários do Brasil, caso a Seleção Brasileira finalize a fase de grupos na liderança do Grupo D.
O retrospecto do Brasil contra Bolívia, Estados Unidos e Panamá é bom. Isso faz com que exista uma grande probabilidade da Seleção Brasileira chegar nas semifinais. A partida da semifinal é que tudo pode acontecer.
Como os brasileiros estiveram presentes nas duas últimas finais de Copa América, não é difícil imaginar que a Seleção Brasileira também apareça na decisão da edição de 2024. Caso as dificuldades defensivas sejam resolvidas e o ataque continue marcando gols, o Brasil tem tudo para levantar o 10º título da Copa América em 2024.
Fonte: Besoccer