Árbitros brasileiros repudiam a suposta declaração misógina de Ramón Díaz

0
34

A Associação Brasileira de Árbitros (Abrafut) condenou nesta quinta-feira as supostas declarações misóginas feitas pelo técnico do Vasco da Gama, o argentino Ramón Díaz, em uma entrevista coletiva após a derrota de sua equipe para o Bragantino, em um jogo do Brasileirão.

O técnico do Vasco declarou que “uma senhorita, uma mulher interpretou um pênalti de outra maneira” e afirmou que “o fato de o VAR ter que ser decidido por uma mulher é bastante complicado” porque “o futebol é tão dinâmico, há ações tão rápidas”.

O sindicato dos árbitros reagiu apontando que as declarações de Díaz “revelam toda sua misoginia*“. 

“É muito arrogante apontar a incapacidade de uma pessoa com base em seu gênero”, afirmou a Abrafut em comunicado publicado em seu Instagram, no qual também defendeu que “as mulheres em questão, são excelentes profissionais de arbitragem”.

Em relação às árbitras Daiane Muniz, que representará o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos de Paris, e Charly Wendy Deretti, a Associação enfatizou que ambas “conquistaram esse lugar por capacidade” e que a “competência não é medida pelo gênero”.

A Federação Paulista de Futebol também repudiou este comentário, que classificou de “retrogrado e ignorante”, ainda mais sendo expresso por “uma pessoa que ocupa um cargo de tanta visibilidade e importância”.

A Federação também lamentou que “as mulheres que amam e vivem nosso futebol sejam obrigadas a ouvir comentários tão deploráveis” e reafirmou seu compromisso para que falas desse tipo “não se repitam jamais”.

Depois que a declaração foi divulgada, Ramón Díaz se desculpou “se algo foi interpretado de forma errada” em sua declaração. Ele destacou que suas palavras se referiam ao fato de que “uma única pessoa não pode tomar uma decisão tão importante como é no futebol”.

*Misoginia- Ódio, desprezo, preconceito ou discriminação por mulheres, pelo fato de serem mulheres. 

Leia a nota completa do Abrafut

 

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!