Fórum de negócios Moçambique/UE: Uma oportunidade valiosa para todos

0
41

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, diz que o Fórum de Negócios Moçambique/União Europeia constitui uma oportunidade única e ímpar, onde os empresários nacionais podem encontrar a chave certa para abrir portas de negócios, no mercado europeu e assim criar intercâmbios que vão agregar valor à economia nacional e permitir com que o empresariado nacional tenha uma visão mais ampla acerca da dinâmica dos negócios a nível internacional.

A Ministra proferiu essas palavras na abertura do Fórum, que decorre na cidade de Inhambane, província do mesmo nome, no quadro do Diálogo de Parceria entre o Governo de Moçambique e a União Europeia.

“Acreditamos que Inhambane saberá aproveitar esta ímpar ocasião para maximizar o resultado dos contactos para o estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas, que contribuirão para o impulsionamento da sustentabilidade das nossas empresas e para a consolidação do clima de negócios”, referiu.

A dirigente encorajou os empresários em Inhambane a continuar na dianteira da promoção das oportunidades de investimento da província e do país, contribuindo para a geração de riqueza e criação de novos postos de trabalho para os moçambicanos, particularmente para os jovens que tanto clamam por emprego e melhores condições de vida.

Enalteceu o compromisso dos países membros da União Europeia no aprofundamento e elevação das relações de cooperação com Moçambique, em prol do bem-estar dos moçambicanos e desenvolvimento do país.

“Estamos convictos que depois deste Fórum e da visita que farão aos diferentes lugares desta província, e também pelas conversas que certamente irão manter com os locais, os nossos parceiros europeus presentes nesta sala sairão, com certeza, com o conhecimento mais aprofundado da realidade económica e social da província de Inhambane e das enormes potencialidades de investimento e oportunidades de negócio que ela oferece”, afirmou.

Desafiou e encorajou os embaixadores dos países membros da União Europeia acreditados em Moçambique, para trazerem empresários dos respectivos países, de modo a aproveitarem o ambiente de negócios favorável, às oportunidades e potencialidades de investimento e negócios daquela província e do país, em geral.

“Como Governo, continuaremos a dar o apoio necessário ao sector privado para o alcance deste desiderato”, reiterou.

A UE é um parceiro crucial para Moçambique e continua a ser um dos seus parceiros comerciais mais importantes, proporcionando um mercado significativo para as exportações moçambicanas de mais de meio bilião de dólares todos os anos. Globalmente, o investimento da UE desempenha um papel crucial no apoio ao desenvolvimento económico do país, criando oportunidades para as empresas locais, estimulando o ambiente empresarial e construindo uma parceria económica mutuamente benéfica.

O Fórum de Negócios enquadra-se no contexto da realização da 1ª Sessão do Diálogo de Parceria entre o Governo de Moçambique e a União Europeia no quadro do novo Acordo de Parceria com os Estados-Membros de África, das Caraíbas e do Pacífico (OEACP), também conhecido por “Acordo de Samoa” que terá lugar hoje, terça-feira, na cidade capital da Província de Inhambane.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!