Coral Norte: Eni prepara-se para tomar Decisão Final de Investimento no final deste trimestre de 2024

0
67

A italiana Eni SpA anunciou que poderá tomar a Decisão Final de Investimento no projecto “Coral Norte”, localizado na bacia do Rovuma, no norte de Moçambique, até o final deste trimestre de 2024. O projecto, que será uma expansão do Coral Sul, já atraiu forte interesse de investidores internacionais, apesar das crescentes pressões globais para a redução de financiamento de combustíveis fósseis.

Em entrevista à Bloomberg, Luca Vignati, Director de Negócios da Eni, afirmou que o projeco já garantiu “mais do que o suficiente” de interesse para o financiamento necessário. Vignati sublinhou que, embora os projectos de petróleo enfrentem dificuldades devido às políticas de transição energética, o gás natural continua a ser uma peça central dessa transição por ser um combustível de queima mais limpa. Ele destacou que o sucesso do Coral Sul, que começou a operar em Novembro de 2022, fortaleceu a confiança dos investidores no novo projecto Coral Norte.

Detalhes do Coral Norte e perspectivas

O Coral Norte será semelhante ao Coral Sul, situado a cerca de 50 km da costa de Cabo Delgado, e será conectado a seis poços submarinos a uma profundidade de 2.000 metros. O projecto visa produzir até 7 milhões de toneladas de gás natural por ano (mtpa) e tem previsão para iniciar operações na segunda metade de 2027, superando outros projectos terrestres que enfrentam atrasos devido à situação de segurança na região.

Luca Vignati acrescentou que “há garantias de financiamento de instituições internacionais e investidores”, e a aprovação do Governo moçambicano poderá ser obtida nas próximas semanas.

Impactos económicos e sociais

Espera-se que o Coral Norte crie cerca de 1.400 empregos durante a construção e até 900 postos de trabalho permanentes na fase de operação. No entanto, a maioria dos empregos especializados deverá ser ocupada por profissionais estrangeiros, com uma parte das vagas reservada para trabalhadores moçambicanos.

O projecto é parte de três grandes iniciativas aprovadas para explorar as enormes reservas de gás da Bacia do Rovuma, uma das maiores do mundo. Além do Coral Norte e do Coral Sul, os projectos incluem os investimentos da TotalEnergies e ExxonMobil, que enfrentam desafios de segurança, como a suspensão das operações da TotalEnergies em Palma após o ataque armado em Março de 2021.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!