Bancos europeus lançam o Wero Payments para afastar a Visa e a Mastercard

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Os maiores bancos da União Europeia passaram anos a criar discretamente uma nova forma de pagamento que poderá finalmente permitir que os clientes abandonem os seus cartões Visa Inc. e Mastercard Inc. – o mais recente sinal de que a região está a tentar desalojar duas das empresas financeiras mais valiosas do planeta.

O Wero, como é conhecido o projecto, está agora a ser implementado em grande parte da Europa Ocidental. Com o apoio de 16 grandes bancos e processadores de pagamentos, incluindo o BNP Paribas SA, o Deutsche Bank AG e a Worldline SA, a plataforma permitirá a um cliente alemão pagar instantaneamente, por exemplo, um hotel em França, utilizando a sua própria conta bancária em vez de um cartão Visa ou Mastercard.

Pode parecer simples, mas se as empresas o conseguirem, poderá acabar por custar aos dois gigantes dos pagamentos milhares de milhões de dólares das comissões que cobram aos comerciantes europeus sempre que os consumidores passam um dos seus cartões na caixa.

Mas, mais importante do que isso, é um exemplo do desconforto da Europa em depender dos EUA para peças-chave de infra-estruturas – financeiras ou outras. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e as duas redes retiraram ao país a possibilidade de efectuar pagamentos diários, os governos de todo o mundo têm-se mostrado cautelosos quanto a uma maior dependência das duas redes.

“Sendo a Visa e a Mastercard tão grandes, têm nas suas mãos um grande poder de controlo do mercado”, afirma Martina Weimert, Directora Executiva da European Payments Initiative, a empresa por detrás do Wero. A ideia é criar uma “alternativa às soluções internacionais, a fim de oferecer aos operadores e consumidores europeus uma escolha europeia”.

O Wero tem um longo caminho a percorrer antes de poder competir com a Visa e a Mastercard, que, em conjunto, processam dezenas de biliões de dólares por ano a nível mundial, ou mesmo com a nova geração de empresas de pagamentos digitais que competem ferozmente pela movimentação de dinheiro dos consumidores. Weimert admitiu que “seria muito presunçoso” chamar à empresa um concorrente. “Somos uma espécie de empresa em fase de arranque”, disse, embora já disponha de 500 milhões de euros (US$ 553 milhões) dos seus financiadores e de uma base de clientes já preparada pelos seus participantes bancários.

Fronteiras de pagamento

Poucos dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022, a Visa e a Mastercard suspenderam rapidamente as suas operações, impedindo os pagamentos no estrangeiro por parte dos titulares de cartões russos e impedindo os estrangeiros de efectuarem transacções em solo russo.

O banco central russo, preparado para este tipo de crise, tinha criado anteriormente o Sistema Nacional de Cartões de Pagamento para processar as transacções a nível nacional, mesmo que os cartões tivessem o logótipo da Visa ou da Mastercard. Esta solução alternativa permitiu que os consumidores continuassem a efectuar pagamentos localmente após a invasão.

“Para as pessoas que estão interessadas na Mastercard, devem estar interessadas nas tendências nacionalistas que se verificam em todo o mundo”, alertou o Director executivo Michael Miebach aos investidores numa conferência telefónica no ano passado. Há países que estão a pensar: “O que nos aconteceria se acontecesse uma situação semelhante à da Rússia? O que não tem nada a ver com a Mastercard, por si só, mas tem tudo a ver com o ambiente político em que estamos a operar”.

Mesmo antes do confronto das redes com a Rússia, o Banco Central Europeu já estava preocupado com o facto de não ter soberania suficiente sobre os seus sistemas de pagamento. É aí que entra o EPI.

Serviço europeu

Ao longo dos anos, surgiram na Europa muitos sistemas de pagamentos nacionais, como o Swish na Suécia, o Twint na Suíça e o iDeal nos Países Baixos. Mas nenhum deles é tão omnipresente como o Visa ou o Mastercard – por exemplo, o iDeal gere 70% do comércio em linha nos Países Baixos, mas ainda não permite que os consumidores efectuem pagamentos nas lojas. Muitas vezes, os europeus não podem utilizar estas ferramentas nos países vizinhos, pelo que se vêem obrigados a optar por marcas americanas.

A Wero, que adquiriu a iDeal e a Payconiq, sediada no Luxemburgo, no ano passado, procura colmatar essas lacunas, afirmam os bancos. Os seus serviços estarão disponíveis tanto através da sua própria aplicação como através das plataformas dos credores participantes.

“Os pagamentos são uma questão de volume. Se não tivermos volumes, não temos capacidade para sermos competitivos” em termos de experiência do utilizador, afirmou Carlo Bovero, Director mundial de cartões e pagamentos inovadores do BNP Paribas. O banco tem mais de 35 milhões de assinantes do seu serviço de pagamentos Paylib em França, que estão a ser integrados no Wero.

É certo que a Europa já tropeçou nas suas anteriores tentativas neste domínio. O projecto Monnet procurou criar uma marca de cartões pan-europeia, mas foi abandonado há mais de uma década após divergências sobre o modelo de negócio. O EPI começou em 2020 com uma ideia semelhante, mas foi forçado a restringir o seu âmbito quando os bancos espanhóis abandonaram a aliança.

Em vez disso, decidiu começar com os pagamentos conta-a-conta, uma vez que eram mais baratos e mais fáceis de integrar pelos bancos membros. Os regulamentos da UE relativos aos pagamentos imediatos, que obrigam os bancos a processar as transferências de dinheiro no prazo de dez segundos, tornaram essa prioridade mais premente. No próximo ano, pretende expandir-se para o comércio electrónico e, posteriormente, oferecer pagamentos na loja com retalhistas de todo o continente.

“É o passo certo para a Europa, para além de tudo o resto que trazemos para o nível europeu, considerar também os pagamentos de forma mais holística através de uma lente europeia”, afirmou Ole Matthiessen, Director mundial de gestão de tesouraria do Deutsche Bank e Director do banco de empresas da Ásia-Pacífico, Médio Oriente e África. Faz parte da direcção do IMR. “A questão da soberania dos pagamentos é também uma questão política”.

Alguns dos elementos fundamentais para facilitar os pagamentos transfronteiras já existem sob a forma do euro, que é actualmente aceite em mais de 20 países. No entanto, no espaço digital, “os métodos de pagamento locais tornaram-se a norma”, acrescentou Matthiessen. “Agora temos de os trazer para o front end e torná-los mais convenientes para o utilizador final. Ainda há demasiados utilizadores que acabam por utilizar ofertas dos EUA ou do Oriente, especialmente da China”.

Novo dinheiro

A Visa e a Mastercard, fundadas por bancos nas décadas de 1950 e 1960 como alternativa ao dinheiro, processaram US$ 14,8 biliões e cerca de US$ 9 biliões, respectivamente, no ano passado, recebendo uma comissão pelo tratamento das transacções. As duas empresas têm sido alvo de críticas por parte de reguladores, clientes e legisladores de todo o mundo devido às comissões que cobram.

E é uma altura volátil para ser uma empresa de pagamentos global, à medida que surgem numerosos rivais regionais. Sete grandes bancos americanos, incluindo o JPMorgan Chase & Co. e o Wells Fargo & Co., uniram-se em torno do Zelle, um sistema que oferece transacções mais rápidas entre contas. No ano passado, o sistema já tinha atingido 120 milhões de contas e concorre com empresas como a PayPal Holdings Inc.

No Brasil, o sistema de pagamento instantâneo Pix, do Banco Central, cresceu com a pandemia de compras online e agora está a ser utilizado por turistas brasileiros na Europa. A Interface de Pagamentos Unificada, ou UPI, apoiada pelo governo indiano, ultrapassou os 100 mil milhões de transacções totais em 2023, após oito anos de funcionamento.

Na Ásia, o Banco de Pagamentos Internacionais começou este ano a trabalhar no Projecto Nexus para pagamentos transfronteiriços instantâneos entre a Malásia, as Filipinas, Singapura, a Tailândia e a Índia. Entretanto, as carteiras electrónicas, como as chinesas AliPay e WeChat Pay, bem como a Apple Pay e Google Pay, continuam a expandir-se.

No geral, as receitas de pagamentos cresceram a uma taxa anual de 8,3% de 2017 a 2022, levando o pool de receitas para US$ 1,6 biliões, de acordo com o Boston Consulting Group.

Os consumidores já têm muitas outras opções em suas carteiras e smartphones, tornando um desafio para o Wero encontrar um lugar, disseram Sonja Forster e Elisabeth Rudman da Morningstar DBRS em uma nota de Julho, mesmo que sua velocidade e custos mais baixos tornem “provável que os comerciantes adoptem a tecnologia”.

Mais concorrência

Por enquanto, a Visa e a Mastercard têm, de longe, o maior peso e podem dar-se ao luxo de serem graciosos com os seus concorrentes.

“Vejo o EPI como mais uma solução e congratulamo-nos com isso”, afirmou Miebach, CEO da Mastercard, numa entrevista. “Ao mesmo tempo, queremos lançar soluções de pagamento Mastercard que dêem ao consumidor uma razão para optar por utilizar o nosso produto em vez do de outra pessoa. Portanto, não estou particularmente preocupado com isso. Sabemos o que é preciso para investir e expandir um negócio. É muito difícil fazê-lo”.

Miebach afirmou que “os princípios da escolha e da concorrência são bons” para o panorama europeu dos pagamentos, um sentimento partilhado pelos executivos da Visa.

“O cenário competitivo na Europa nunca foi tão rico e, para mim, o EPI é uma dessas soluções”, segundo Charlotte Hogg, que lidera a actividade da Visa na região. Charlotte Hogg, que lidera a actividade da Visa na região, referiu que um conjunto de alterações regulamentares introduzidas há cerca de uma década com o objectivo de abrir a concorrência no sector financeiro contribuiu para dinamizar o mercado.

“O que não existe, apesar do crescimento da banca aberta – e há agora 500 destes intervenientes em toda a Europa – são as regras do jogo para os pagamentos em termos do que acontece quando correm bem e do que acontece quando correm mal”, disse Hogg.

 

Fonte: O Económico

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