O Relatórios sobre Feminicídio em 2023 mostra que, todos os dias, 140 mulheres e meninas são mortas por seus parceiros íntimos ou familiares. O dado representa 60% dos 85 mil assassinatos intencionais sofridos pela população feminina, durante o ano de 2023, segundo o relatório da ONU.
Segundo o relatório, publicado a 25 de Novembro, dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, 51 100 mulheres foram mortas por um parceiro íntimo ou um outro membro da família, no ano passado.
Em 2023, África teve o maior número de assassinatos de mulheres, por razões ligadas ao género, com um número de 21, 7 mil mulheres, seguido pela Ásia com um número de 18, 5 mil mulheres assassinadas.
Na Europa e nas Américas, a maioria das mulheres mortas na esfera doméstica foi vítima de companheiros íntimos, com 64% e 58%, respectivamente. Em outras regiões os familiares foram os principais perpetradores.
Na França, África do Sul e Colômbia um percentual significativo de mulheres mortas por parceiros íntimos já havia relatado alguma forma de violência física, sexual ou psicológica.