Pichardo no recorde de atletas para o Europeu

0
63

Equipa que vai competir em Roma, enre 7 e 12 de junho é constituída por 49 elementos, ultrapassando em seis a que participou na edição de Munique-2022.

Com Pedro Pablo Pichardo a defender o título, mas sem as lesionadas Auriol Dongmo e Patrícia Mamona, Portugal vai apresentar-se com um recorde de 49 atletas no 26.º Campeonato da Europa de Roma-2024 de atletismo, a disputar-se de 7 a 12 de junho.

Depois das ausências nos Mundiais ao ar livre Budapeste-2023 e em pista coberta Glasgow-2024, Pichardo, campeão olímpico do triplo salto, irá tentar revalidar o título conquistado em Munique-2022.

A outra medalhada no Europeus realizado na Alemanha, Auriol Dongmo, que arrebatou a prata há dois anos, está a recuperar de uma fratura numa perna, sofrida em dezembro de 2023, enquanto Patrícia Mamona, prata olímpica no triplo salto em Tóquio-2020, continua igualmente ausente devido a problemas físicos.

Com 24 homens e 25 mulheres, na capital italiana estarão mais seis atletas lusos do que os apresentados em Munique-2022, o anterior máximo, e sete do que em Barcelona-2010.

Entre os eleitos divulgados pela Federação Portuguesa de Atletismo, destaque para Tiago Luís Pereira, prata no triplo salto em Glasgow-2024, e Isaac Nader, quarto nos 1.500m nos Mundiais ‘indoor’ escoceses, mas também para a estreia absoluta de Agate Sousa (ex-São Tomé), detentora da quinta melhor marca do ano em comprimento, com as cores lusas.

O contingente nacional é ainda ampliado pela inédita presença das quatro estafetas: 4×100 metros e 4×400 masculinos e femininos (Portugal só falha os 4×400 mistos) –, com 19 atletas chamados para estas seleções, pelos oito convocados para a meia maratona, mas também pelo regresso, 70 anos depois à prova masculina do lançamento do disco com Emanuel Sousa.

Lista dos 49 convocados para Roma-2024:

Femininos:

– 100 metros: Arialis Martínez (Benfica), Lorene Bazolo (Sporting) e Rosalina Santos (Sporting).

– 200 metros: Lorene Bazolo (Sporting).

– 400 metros: Cátia Azevedo (Sporting).

– 400 metros barreiras: Fatoumata Diallo (Benfica) e Vera Barbosa (Sporting).

– 1.500 metros: Salomé Afonso (Individual).

– 4×100 metros: Arialis Martínez (Benfica), Íris Silva (Benfica), Lorene Bazolo (Sporting), Lurdes Oliveira (Sporting) e Rosalina Santos (Sporting).

– 4×400 metros: Carina Vanessa (Sporting), Cátia Azevedo (Sporting), Fatoumata Diallo (Benfica), Sofia Lavreshina (Sporting) e Vera Barbosa (Sporting).

– 5.000 metros: Mariana Machado (Sporting de Braga).

– Meia maratona: Carla Salomé Rocha (Sporting), Solange Jesus (Sporting de Braga), Susana Godinho (Recreio de Águeda) e Vanessa Carvalho (Sporting de Braga).

– Lançamento do disco: Irina Rodrigues (Individual) e Liliana Cá (Sporting).

– Lançamento do peso: Eliana Bandeira (Benfica) e Jessica Inchude (Sporting).

– Salto em comprimento: Agate Sousa (Benfica) e Evelise Veiga (Sporting).

– 20 quilómetros marcha: Carolina Costa (Sporting), Inês Mendes (Benfica) e Vitória Oliveira (Benfica).

Masculinos:

– 100 metros: Carlos Nascimento (Sporting).

– 400 metros: João Coelho (Sporting) e Omar Elkhatib (Sporting).

– 400 metros barreiras: Mikael Jesus (Benfica).

– 1.500 metros: Isaac Nader (Benfica).

– 3.000 metros obstáculos: Etson Barros (Benfica).

– 4×100 metros: André Prazeres (Benfica), Carlos Nascimento (Sporting), Delvis Santos (Sporting), Gabriel Maia (Jardim da Serra) e Rafael Jorge (ADRAP).

– 4×400 metros: Ericsson Tavares (Benfica), João Coelho (Sporting), Omar Elkhatib (Sporting), Rafael Jorge (ADRAP) e Ricardo dos Santos (Benfica).

– 10.000 metros: Samuel Barata (Benfica).

– Meia maratona: Hélio Gomes (Sporting), Miguel Borges (Sporting de Braga), Rui Pinto (Sporting) e Samuel Barata (Benfica).

– Lançamento do disco: Emanuel Sousa (Benfica).

– Lançamento do peso: Francisco Belo (Benfica) e Tsanko Arnaudov (Torreense).

– Lançamento do dardo: Leandro Ramos (Benfica).

– Salto em comprimento: Gerson Baldé (Benfica).

– Salto com vara: Pedro Buaró (Benfica).

– Triplo salto: Pedro Pablo Pichardo (Benfica) e Tiago Luís Pereira (Sporting)

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!