Lusos conseguiram segurar liderança apesar do desaire; Inglaterra ficou em 2.º num grupo em que três equipas terminaram com 6 pontos
Portugal teve de sofrer e ainda pegar na calculadora para garantir que, apesar de perder com a França (1-2) na 3.ª jornada do Grupo D do Euro sub-17, passava no 1.º lugar do mesmo. E a verdade é que os comandados de João Santos entraram com o pé esquerdo em campo. França aproveitou esse nervosismo para controlar o jogo e proporcionar a Rayane Messi a oportunidade de brilhar. O jovem mostrou ser craque (não só pelo nome), criando uma excelente ocasião de golo que Meite desperdiçou à boca da baliza.
Cardoso Varela tentava rumar contra a maré, mas Portugal não estava confortável em campo e acabou mesmo por sofrer aos 36’: Messi (de novo) descobriu Enzo Sternal na área, que marcou na passada. No entanto, a resposta portuguesa seria veloz como um relâmpago.
Rodrigo Mora (sempre muito esclarecido), descobriu Afonso Patrão na área. Aí, o avançado aguentou a carga de Gadou, rodou sobre o próprio corpo e atirou a contar. Tanto este como o outro jogo do grupo (Inglaterra-Espanha) estavam empatados ao intervalo, o que beneficiava as pretensões lusas de terminar em 1.º.
A visita aos balneários no intervalo não refrescou as ideias de nenhuma das equipas. França precisava de lutar pela vitória, mas não conseguia assustar a baliza de Diogo Ferreira. Portugal controlava o jogo, com e sem bola. Até que aos 82’, Enzo Molebe, entrado ao intervalo, aproveitou um mau corte de Gabriel Silva para fuzilar a baliza portuguesa.
Foi depois a vez de Diogo Ferreira brilhar, com duas grandes defesas a remates de Molebe e de Ndjantou, que impediram um maior dissabor para Portugal.
Como na outra partida do grupo, Inglaterra derrotou Espanha por 3-1, Portugal fechou assim a fase de grupos no 1.º lugar com 6 pontos, os mesmos que Inglaterra e França! No entanto, os gauleses acabaram por ser eliminados e os ingleses ficaram em 2.º. Isto porque, num minicampeonato entre estas três seleções, Portugal terminou com melhor diferença de golos do que as outras duas equipas.
Portugal jogará agora com a Polónia na próxima quinta-feira, nos quartos de final do torneio.
Fonte: A Bola