André Villas-Boas retorna ao Porto… como presidente!

0
63

O futebol português viveu um momento histórico: Jorge Nuno Pinto da Costa deixa de ser presidente do Porto. O dirigente de 86 anos ocupava o cargo desde 1982 e ainda se sentia com forças para liderar por mais um mandato, mas na madrugada deste domingo a sua derrota nas eleições presidenciais dos ‘dragões’ foi confirmada. Seu sucessor será, atenção, André Villas-Boas.

Com 46 anos, o ex-técnico do Porto na temporada 2010-11 retorna à sua casa para se tornar o 34º presidente na história da instituição. Sua carreira como treinador não progrediu tanto quanto prometia, mas agora ele encontra uma oportunidade de revalidação por meio do maior cargo possível no clube da sua cidade.

A trajetória de Villas-Boas começou muito cedo. Aos 16 anos, já dava conselhos a Bobby Robson e aos 21 tornou-se treinador das Ilhas Virgens, e posteriormente começou a trabalhar na comissão técnica de José Mourinho. Ele o acompanhou no Porto, Chelsea e no Inter de Milão, e em 2009 iniciou a sua trajetória solo com a Acadêmica de Coimbra.

Seu maior sucesso foi, sem dúvida, no Estádio do Dragão. Villas-Boas substituiu o longevo Jesualdo Ferreira, que havia assinado com o novo Málaga do xeque Al-Thani, e naquela temporada conquistou um pôquer de títulos: Supercopa, Liga Portuguesa, Copa e Liga Europa. Era a equipe de Otamendi, Moutinho, Fernando, Freddy Guarín, James Rodríguez, Hulk e de Radamel Falcao.

Após esse ano, e constantemente comparado a seu mentor José Mourinho, ele seguiu os seus passos ao se transferir para o Chelsea. No entanto, foi demitido em março e substituído por Di Matteo, que conseguiu vencer a Champions. Depois passou pelo Tottenham, onde foi demitido após uma temporada e meia, antes de seguir para Zenit de São Petersburgo, Shanghai SIPG e por último Olympique de Marselha. Rússia e França foram suas duas passagens mais longas.

Não vimos o português treinar nos últimos três anos, embora tenhamos conhecido os seus hobbies como automobilismo. De fato, em 2018 ele participou com a Toyota no Rally Dakar e em 2021 competiu no Rally de Portugal na categoria WRC2 ao volante de um Citroën. Agora ele retorna ao mundo do futebol em grande estilo, após uma campanha na qual conquistou a maioria dos sócios, embora não tenha agradado aos ultras.

Após a sua vitória, houve tensão nos arredores do estádio porque membros da torcida invadiram o estacionamento do estádio aos gritos de “só temos um presidente!” ou “Villas-Boas filho da p*ta!”. 

Sob o comando de Pinto da Costa, os ‘dragões’ se consolidaram como um dos maiores clubes de Portugal e conquistaram um total de 68 títulos. Este domingo marca o início de uma nova era, a de André Villas-Boas, e o faz ainda em um dia de ‘Clássico’ português contra o Sporting. Os ‘leões’ podem dar um passo definitivo para o título, enquanto o Porto, em crise, precisa vencer para não correr riscos na sua terceira posição.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!