Arranca esta tarde, em Vanduzi, província de Manica, o V Encontro Nacional da Juventude, cuja abertura será orientada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
O evento tem como objectivo discutir e produzir propostas de solução dos principais desafios que os jovens enfrentam e junta mais de 1500 delegados, entre adolescentes e jovens em representação das associações juvenis, estudantes e camponeses.
O Encontro Nacional da Juventude é um programa do governo que busca implementar políticas e programas voltados para a juventude, incentivando sua participação activa no processo de construção do país, sob coordenação da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, em colaboração com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
A presidente da CNJ, Emília Chambal, disse que a juventude moçambicana está cada vez mais consciente do seu papel no desenvolvimento do país, através da busca de soluções para os desafios que afectam a sua geração.
Neste evento, será apresentado e debatida a implementação das recomendações da Declaração da Matola, com enfoque em educação, emprego, ambiente, saúde, bem-estar, juventude e governação.
“No segundo dia, haverá debates sobre os planos temáticos para a elaboração da Declaração de Vanduzi, com o objectivo de estabelecer compromissos a serem cumpridos nos próximos cinco anos, documentando assim o comprometimento dos jovens com o governo e vice-versa”, explicou Chambal.
Fonte: Jornal Noticias