Marcas automóveis chinesas ultrapassam pela primeira vez, em vendas, rivais americanas, as marcas japonesas continuam líderes – Relatório

0
98

 

As empresas do sector automóvel na China venderam mais automóveis do que as suas congéneres americanas pela primeira vez no ano passado, impulsionadas pela BYD e pelo crescimento nos mercados emergentes, afirmou o investigador Jato Dynamics num relatório publicado na quinta-feira, 13 de Junho. 

As marcas chinesas, lideradas pela BYD, sediada em Shenzhen, venderam 13,4 milhões de veículos novos no ano passado, enquanto as marcas americanas venderam cerca de 11,9 milhões, segundo os dados. As marcas japonesas lideraram com 23,59 milhões de vendas.

O crescimento das vendas na China também ultrapassou o dos EUA, com um aumento de 23% em relação ao ano anterior, em comparação com os 9% dos EUA.

“A negligência dos antigos fabricantes de automóveis, que resultou em preços consistentemente elevados dos automóveis, levou inadvertidamente os consumidores a optarem por alternativas chinesas mais acessíveis”, afirmou o analista sénior da Jato, Felipe Munoz, no relatório.

Os fabricantes de automóveis chineses, como a sua marca líder BYD, expandiram-se globalmente à medida que a guerra de preços dos veículos eléctricos no seu país fez baixar os preços e pesou sobre as margens de lucro.

As marcas da China têm feito incursões particulares nas economias emergentes, onde a Jato disse que uma em cada cinco vendas de carros novos foi feita no ano passado em meio ao aumento da demanda global.

“Mais de 17,5 milhões de carros novos foram vendidos nas economias emergentes em 2023. Isso é mais do que o total de vendas nos EUA ou na Europa durante o ano”, disse Munoz.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!