Erling Haaland tem o Manchester United na sua mira, neste fim de semana, enquanto o Manchester City dará início a uma fase decisiva na busca por um inédito quarto título consecutivo.
Os comandados de Pep Guardiola, perseguem o tetra campeonato consecutivo na primeira divisão inglesa e, tendo êxito, ostentarão um impressionante histórico recente contra o United, mas sabem que não podem dar bobeira em uma disputa acirrada pelo título.
O líder Liverpool é amplamente favorito para superar o Nottingham Forest, apesar de seus problemas de lesões. Enquanto isso, o Arsenal enfrentará o Sheffield United – ameaçado de rebaixamento.
Haaland destaca os problemas de Rashford
O clássico de Manchester parecia estar se configurando para um enfrentamento interessante entre Haaland e Rasmus Hojlund, até que o atacante em boa forma do United sofreu uma lesão muscular.
O internacional norueguês Haaland marcou cinco vezes na vitória por 6 a 2, na FA Cup, contra o Luton, elevando seu total para 27 em 30 partidas, em todas as competições desta temporada, apesar de dois meses fora, devido a lesão.
Em contraste, Marcus Rashford, o principal homem do United na temporada passada, marcou apenas cinco gols, deixando sua equipe sem poder de fogo diante da ausência de Hojlund, que provavelmente estará fora no domingo.
O técnico do City, Pep Guardiola, alertou que o jogo contra o United será “completamente diferente” da vitória sobre o Luton, mas na verdade, o clássico, embora promissor no papel, tornou-se unilateral nos últimos anos.
O City venceu cinco dos últimos seis jogos contra os rivais locais em todas as competições, marcando 18 gols. Haaland desenvolveu um gosto por jogar contra o United, marcando cinco vezes em quatro encontros – incluindo um hat-trick no Etihad, na temporada passada.
Os homens de Guardiola enfrentarão Liverpool, Newcastle e Arsenal, após o jogo contra o United. Contudo, com Haaland em sua forma atual, qualquer jogo parece ser vencível.
Jovens mantêm Liverpool na disputa por todos os troféus
O Liverpool de Jürgen Klopp continua encontrando maneiras de vencer, apesar de uma lista de lesões que privou muitas de suas principais estrelas. Lewis Koumas marcou em sua estreia, e o jovem de 18 anos, Jayden Danns, registrou seus dois primeiros gols em uma equipe desfalcada, que venceu o Southampton por 3 a 0, na FA Cup, durante a semana.
A vitória veio apenas dias depois de uma equipe desfalcada, derrotar o Chelsea em Wembley e vencer a Copa da Liga, na esperança de ser o primeiro dos quatro troféus, na última temporada de Klopp no comando.
Os líderes da Premier League, que viajam no sábado para enfrentar o Nottingham Forest – ameaçado de rebaixamento, têm a chance de ampliar sua vantagem, com Manchester City e Arsenal entrando em campo no domingo e segunda-feira, consecutivamente. Klopp disse que o Liverpool está colhendo os frutos de um estilo de jogo que foi adotado em todo o clube.
“É especial”, disse Klopp. “E, claro, é estranho para mim também, nunca tive isso antes – jogar com tantos jovens e ainda assim poder vencer partidas de futebol. É uma experiência realmente interessante, para ser honesto.”
Saka brilha enquanto o Arsenal, faminto por gols, acelera o ritmo
O Arsenal parece quase certo de vencer o Sheffield United – lanterna da tabela, no Emirates, na segunda-feira. Nesta mesma época, na temporada passada, os Gunners haviam iniciado uma sequência de vitórias que parecia levá-los ao primeiro título da primeira divisão desde 2004, até que um colapso no final da temporada permitiu que o City conquistasse o título.
A recente explosão de gols – 25 em seus últimos seis jogos na liga – significa que o Arsenal marcou 62 gols na Premier League nesta temporada, um a menos que o Liverpool, e agora tem o melhor saldo de gols.
Os Gunners distribuíram os gols, mas Bukayo Saka encontrou a forma no momento perfeito, com sete gols nas últimas cinco partidas da liga, elevando seu total na temporada para 13.
O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, incentivou sua equipe a permanecer “implacável e eficiente” na corrida para a linha de chegada e, no momento, eles parecem ser a verdadeira ameaça.
Jogos
Sábado
Brentford x Chelsea,
Everton x West Ham,
Fulham x Brighton,
Newcastle x Wolves,
Nottingham Forest x Liverpool,
Tottenham x Crystal Palace,
Luton x Aston Villa
Domingo
Burnley x Bournemouth,
Manchester City x Manchester United
Segunda-feira
Sheffield United x Arsenal
Fonte: Besoccer