A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Atalanta-Sporting

0
118

Prestação (apenas) razoável

O internacional suíço Sandro Schärer viajou até Itália para dirigir o Atalanta/Sporting CP, que ontem se jogou no Stadio di Bergamo. Na sala de vídeo arbitragem (em Nyon) esteve o também helvético Fedayi San, que exerceu a função de vídeo árbitro. Schärer, de 35 anos de idade, foi promovido à primeira categoria suíça em 2011. Quatro anos depois recebeu as insígnias da FIFA.

Segue resumo dos momentos tecnicamente mais relevantes da partida:

14′ Jogada perigosa do Atalanta, na sequência de contra-ataque legal da equipa italiana (no início da jogada, Marcus Edwards perdeu a posse de bola sem sofrer falta).

19′ Mitchel Bakker, ao tentar passar entre dois adversários, tocou com a mão esquerda no rosto de Pedro Gonçalves, retirando-o ilegalmente da jogada. O contacto, apenas imprudente, devia ter sido sancionado com pontapé livre direto favorável ao Sporting.

21′ Nesta fase de jogo, Schärer mostrou-se algo permissivo (ou perdido): Diomande derrubou Scamacca por trás, em infração clara e no limite para a advertência. O árbitro suíço voltou a nada punir. O lance terminou com Marcus Edwards a lesionar-se sozinho.

25′ Emil Holm tocou na bola, tal como o pé de Marcus Edwards, que a conquistou com algum risco mas sem cometer falta sobre o seu adversário. O lance, dentro da área do Sporting, foi bem analisado pela equipa de arbitragem.

33′ Golo legal do equipa lisboeta, marcado por Pedro Gonçalves após assistência de Viktor Gyokeres. O avançado português lesionou-se aparentemente sozinho (sem intervenção de Djimsiti, que tentou sem sucesso intercetar o lance).

45′ Scamacca, sempre forte fisicamente, agarrou a camisola de Diomande antes de efetuar remate acrobático à baliza de Franco Israel. O avançado italiano recorreu a essa estratégia mais do que uma vez, sem que o árbitro suíço conseguisse vislumbrar a existência de infração.

45+1′ Scamacca rematou para defesa apertada do guarda-redes português, mas partindo de fora de jogo bem assinalado, no momento adequado, pelo árbitro assistente.

45+2′ De Roon usou o braço esquerdo para afastar irregularmente Daniel Bragança do lance. O árbitro viu bem a infração do médio neerlandês (não justificou ação disciplinar).

46′ Golo legal da Atalanta, da autoria de Lookman. O avançado nigeriano estava em posição legal quando Miranchuk tocou na bola (antes também o médio russo estava em jogo quando Éderson lhe endossou o esférico). Lance bem analisado pelo árbitro assistente.

55′ Zappacosta jogou com o físico (contacto lateral, ombro com ombro) sobre Ricardo Esgaio, mas fê-lo de forma legal. A bola estava a uma distância jogável. A intervenção correta do jogador italiano anulou aquela que podia ser uma clara oportunidade de golo para o Sporting CP.

59′ Golo legal de Scamacca, após nova assistência bem sucedida de Miranchuk.

78′ Excesso de rigor na exibição do cartão amarelo a Emil Holm. O defesa sueco pisou lateralmente o pé de Paulinho, mas de forma ligeira e (aparentemente) imprudente. Schärer terá sido ludibriado pela forma como o jogador português caiu.

84′ Eduardo Quaresma derrubou Lookman em zona frontal, quando o nigeriano se preparava para entrar com muito perigo na área da equipa portuguesa. O árbitro estava em cima do lance mas não teve essa perceção. Faltou o pontapé livre direto e a advertência para o central do Sporting (Diomande estava na dobra, afastando assim a possibilidade de haver cartão vermelho direto).

86′ Paulinho isolou-se perante Juan Musso, atirando em chapéu mas para as mãos do guarda-redes argentino. O avançado português estava em posição legal quando Daniel Bragança fez o passe.

90+1′ Novo erro de análise do árbitro suíço, desta feita no lado oposto: Isak Hien, ao tentar a bola, pontapeou (também) a perna de Daniel Bragança, cometendo infração clara em zona prometedora. Nada foi assinalado.

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!