O comércio mundial de serviços cresceu 9% em 2023, apesar do declínio no transporte de mercadorias, graças à recuperação das viagens internacionais e ao aumento dos serviços prestados digitalmente. Em 2024, os eventos desportivos a realizar na Europa no verão, bem como a flexibilização da exigência de vistos por parte de vários países, deverão impulsionar o turismo e o transporte de passageiros.
De acordo com a OMC que avança com a informação no seu relatório “ Perspectivas e Estatísticas do Comércio Global”, as exportações globais de serviços prestados digitalmente dispararam para 4,25 biliões de dólares em 2023, um aumento de 9,0% em termos anuais, e representaram 13,8% das exportações mundiais de bens e serviços.
Em 2023, diz o relatório, o valor destes serviços – comercializados através das fronteiras através de redes informáticas e abrangendo tudo, desde serviços profissionais e de gestão até streaming de música e vídeos, jogos online e educação à distância – ultrapassou os níveis pré-pandemia em mais de 50%. Na Europa e na Ásia, que detêm uma quota de mercado global de 52,4% e 23,8%, respetivamente, as exportações aumentaram 11% e 9%. O crescimento acelerou em África (13%) e na América do Sul e Central e nas Caraíbas (11%), ultrapassando a média global. As duas regiões, que representavam, respectivamente, apenas 0,9% e 1,6% das exportações globais em 2023, estão no caminho certo para tirar partido do comércio de serviços prestados digitalmente, diz a OMC
Fonte: O Económico