Moçambique é o primeiro País de África a reduzir as taxas de juro duas vezes em 2024 – Bloomberg

0
129

 

A agencia noticiosa internacional, constata que o Banco Central de Moçambique tornou-se o primeiro em África, este ano, a reduzir a sua taxa de juro de referência em reuniões sucessivas, depois de a inflação no consumidor ter abrandado para um mínimo de quase quatro anos

O Banco de Moçambique reduziu a taxa – conhecida pelo acrónimo português Mimo – de 16,5% para 15,75%, disse o Governador Rogério Zandamela aos jornalistas na quarta-feira, 27 de Março, na capital, Maputo. É a primeira vez, desde o auge da pandemia do coronavírus, que o Banco de Moçambique baixa as taxas de juro em duas reuniões consecutivas.

A inflação anual abrandou para 4% em Fevereiro, a taxa mais baixa desde 2020, em parte devido à estabilidade da moeda. O metical tem registado poucas alterações em relação ao dólar desde 2021.

A Bloomberg recorda que, o Fundo Monetário Internacional disse no ano passado que a gestão da moeda pelo banco central resultou em uma taxa de câmbio fixa de fato, por meio de regulamentação rígida e persuasão moral. O credor com sede em Washington também disse em Dezembro que havia espaço para cortes nas taxas.

Esta medida faz de Moçambique um caso isolado entre os bancos centrais africanos. Apenas dois outros baixaram as taxas de juro este ano, tendo os restantes aumentado ou mantido as taxas de juro devido a preocupações com a pressão sobre os preços.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!