Xavi se cansou de liderar o Barcelona. A pressão o desgastou, e ele optou por deixar o comando em junho, levando a diretoria a trabalhar rapidamente na busca por um sucessor.
O “Mundo Deportivo” afirma que vários treinadores estão sob observação. Entre os mais admirados estão Mikel Arteta – do Arsenal, Luis Enrique – que comanda o PSG, e Xabi Alonso – no Bayer Leverkusen.
Arteta, apesar de já ter negado publicamente que treinará o Barcelona, agrada pelo seu estilo ofensivo e, claro, por ter um histórico no FC Barcelona. Ele tem contrato com o Arsenal até 2025, mas não parece muito interessado em tentar a sorte na LaLiga.
Outro ex-jogador do Barça que interessa é Luis Enrique. O ex-técnico da Espanha e atual treinador do PSG é conhecido por sua máxima exigência, uma qualidade que seduz a instituição. Assim como Arteta, seu contrato vai até 2025.
Xabi Alonso também está na lista de favoritos, uma lenda no eterno rival, o Real Madrid. Seu Bayer Leverkusen está tendo uma ótima temporada, e muitos estão interessados no técnico, como o Liverpool, que o quer para suceder Jürgen Klopp. O que mais agrada sobre o treinador é sua competitividade e o que menos agrada é seu passado “merengue”.
Não poderia faltar na lista Jürgen Klopp, talvez o grande favorito, mas ao mesmo tempo a opção mais complicada. Segundo o jornal catalão, o clube recebeu informações de que o alemão quer tirar alguns meses de descanso, embora o treinador não tenha estabelecido uma data para retornar aos bancos.
Na lista de candidatos também estão outros nomes como Roberto De Zerbi – do Brighton ou Unai Emery – do Aston Villa.
Um degrau abaixo, teríamos Sergio Conceição – do Porto. Não está entre os mais bem posicionados, já que sua pouca flexibilidade e temperamento não agrada muito. No mesmo nível estaria Imanol – da Real Sociedad. Ele agrada, mas o clube acredita que o nível exigido pelo Barça poderia prejudicá-lo. Por fim, Míchel – do Girona, também é muito valorizado pelo que está alcançando, mas sua curta trajetória seria uma desvantagem.
A todos esses nomes, devemos adicionar os de Hansi Flick e Antonio Conte. Ambos teriam se oferecido ao FC Barcelona, caso nenhum dos candidatos anteriores assuma o cargo que Xavi deixará vago.
Fonte: Besoccer