Artur Jorge: Pedro Proença fala em “perda irreparável” para futebol português

0
114

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, considerou esta quinta-feira que a morte do antigo treinador e jogador Artur Jorge é “uma perda irreparável” para o futebol luso.

A morte de Artur Jorge, aos 78 anos, representa uma perda irreparável para o futebol português“, escreveu Pedro Proença, na rede social Facebook.

O líder da Liga de clubes refere que Artur Jorge ficará para a história como “um jogador diferenciado e um treinador que ajudou a colocar o nome de Portugal no mundo com a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1987“, pelo FC Porto.

Por direito próprio, transformou-se numa referência do futebol, alguém com quem tive o privilégio de privar e manter uma excelente relação“, afirmou.

O antigo avançado Artur Jorge, nascido no Porto, em 13 de fevereiro de 1946, iniciou a carreira no FC Porto, tendo, depois, rumado à Académica, em Coimbra, onde, como jogador-estudante cursou Filologia Germânica, antes de chegar ao Benfica, clube no qual venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal.

Prosseguiu a carreira no Belenenses, antes de a encerrar nos norte-americanos do Rochester Lancers, em 1977, enveredando, depois, pela carreira de treinador, na qual teve o momento alto em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto.

Além deste sucesso nos ‘dragões’, que comandou em dois períodos, passou por clubes como Vitória SC, como adjunto, Belenenses, Portimonense, Matra Racing, Benfica, Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr, Al Hilal, Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr, Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção de Portugal, em duas ocasiões, dos Camarões e da Suíça.

Ao longo da carreira de treinador, Artur Jorge conquistou três campeonatos portugueses, uma Supertaça e uma Taça de Portugal pelo FC Porto, além da ‘Champions’, e um título de campeão francês.

Fonte: FlashScore

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!