Município lança projecto “Um bairro, um médico”

0
77

O CONSELHO Municipal da Beira (CMB) vai financiar bolsas de estudo para o curso de Medicina, nas diferentes instituições de ensino superior sediadas na urbe, a 26 estudantes, número correspondente aos bairros da urbe, no quadro de um projecto designado “Um bairro, um médico”.

A formação dos profissionais de saúde está orçada em 12 milhões de meticais, a serem desembolsados em tranches anuais de dois milhões de meticais pelo executivo municipal.

“Vamos garantir a formação com os valores colectados dos impostos, senhas, entre outros pagamentos feitos pelos citadinos”, assegurou o presidente do Município da Beira, Albano Carige

De acordo com o autarca, as inscrições para o efeito, que tiveram arranque a 16 e terminam a 31 de Janeiro corrente, estão a decorrer nas secretarias das sedes dos bairros, sendo que os candidatos devem ter idades compreendidas entre 18 e 23 anos.

Recordou que tal projecto é fruto do seu manifesto eleitoral, apresentado em Setembro do ano passado, que culminou com a vitória nas sextas eleições autárquicas.

“Os eleitos à presidência dos municípios vão tomar posse em Fevereiro, então, como já iniciaram as inscrições nas universidades, não queríamos que o processo ficasse estagnado devido à situação. Por isso, abrimos agora as candidaturas”, esclareceu.

Segundo Albano Carige, a perspectiva é que os jovens concluam a formação em Medicina de modo a servirem principalmente aos munícipes beirenses em cada bairro residencial.

Salientou que a intenção deste projecto é garantir atendimento em primeiros socorros de qualidade aos munícipes, nos seus bairros, antes de eventual transferência aos hospitais da cidade.

FOCO É ATENDIMENTO CONDIGNO AOS MUNÍCIPES

O presidente do Conselho Municipal da Beira, Albano Carige, desafiou a Polícia Municipal (PM) a prestar atendimento condigno aos munícipes da urbe.

Falando às forças policiais municipais, destacou a necessidade de estas protegerem com zelo e dedicação os munícipes da cidade da Beira, assim como a manterem a unidade e entrosamento entre os membros da corporação, em prol da melhor prestação de serviços.

Carige lembrou a grande responsabilidade que carregam na sociedade, daí a necessidade de manterem sempre a postura, disciplina e ordem no exercício das suas funções.

“Devem acarinhar os munícipes. Isso não significa desordem, mas sim procurar explicar, sensibilizar e fazer entender que vocês estão para proteger. Cada um de vocês tem a sua função dentro da corporação. Lembrem-se da grande responsabilidade que têm por serem membros da PM, não queremos ouvir queixas sobre mau comportamento nas comunidades”, disse Carige.

Num outro desenvolvimento, o autarca fez balanço positivo da prestação…

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!