Futebol
O futebol, às vezes conhecido como futebol devido à influência portuguesa, é muito popular em Moçambique, assim como em outras nações africanas. Freqüentemente, você encontrará crianças e adultos fazendo um jogo informal sempre que possível, especialmente nos fins de semana. A estrutura para um clube de futebol adequado não é tão boa quanto em outros países devido aos desafios de infraestrutura, mas ainda existem alguns clubes profissionais por perto. Há muito intercâmbio entre Portugal e Moçambique em termos de futebol, com jogadores e seleções de cada país jogando regularmente uns contra os outros.
Atletismo
O atletismo é um esporte pouco praticado como deveria, dada a relativa facilidade de envolvimento. O Moçambicano por vezes dá socos acima do seu peso nesta área desportiva, tendo conquistado uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 provando que podem competir ao mais alto nível.
Basquetebol
Ao contrário da maioria das outras nações da África Austral, o basquetebol é um desporto muito popular em Moçambique. Apesar de ser reconhecida internacionalmente desde 1978, a seleção nacional de Moçambique ainda não ganhou nenhum campeonato notável. É claro que isso não diminuiu o entusiasmo pelo esporte e ainda está bastante difundido.
Capoeira
O esporte da arte marcial Capoeira está começando a decolar em Moçambique, com a popularidade crescendo em um ritmo acelerado.
Estádios
Estádios e instalações desportivas em Moçambique são escassos, com algumas instalações de classe mundial recentemente construídas com investimento estrangeiro. As áreas periféricas tendem a ter pouca ou nenhuma infraestrutura, enquanto os clubes de futebol parecem atrair todo o investimento. O mais novo e melhor estádio é o Estádio do Zimpeto que foi inaugurado em 2011 e tem capacidade para 42.000 pessoas. Embora seja considerado um estádio multiuso, é quase exclusivamente usado para jogos de futebol.
Hobbies
Os tipos de passatempos disponíveis em Moçambique são geralmente todos físicos, ao ar livre. Os passatempos mais populares incluem:
- Pesca: Com uma linha costeira substancial, Moçambique é conhecido pela pesca. Isto assume a forma tanto de pesca de subsistência como de pesca recreativa. O país é conhecido pela pesca esportiva e em grande parte intocado, o que o torna um favorito dos visitantes locais e internacionais.
- Desportos Náuticos: Qualquer tipo de desporto aquático, seja vela, mergulho ou mesmo apenas natação, é bastante procurado pelo clima quente e pela água.
- Sandboarding: Por ser um esporte bastante fácil de aprender e nem sempre precisar de muitos equipamentos, o sandboard é um hobby relativamente novo que está começando a se tornar bastante popular.
O jogador português Eusébio (nascido em Moçambique antes da independência) foi avançado da selecção Portuguesa no Campeonato do Mundo de 1966, levando Portugal às semifinais. A atleta Maria de Lurdes Mutola ganhou duas medalhas olímpicas nos 800 metros, uma medalha de bronze nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta e uma medalha de ouro, nas Olimpíadas de 2000, na Austrália. Os desportos mais populares de Moçambique são basquetebol, futebol e atletismo. A jogadora de basquetebol Clarisse Machanguana jogou na WNBA. A selecção moçambicana de futebol disputou quatro vezes a Copa das Nações Africanas, mas nunca disputou uma taça do mundo.