O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) arquivou, por inexistência de crimes, o processo que vinha investigando sobre o suposto concurso fraudulento de 500 milhões de Meticais para o fornecimento de um software de gestão do Conselho Municipal da Cidade da Matola.
Segundo dados na posse do “Notícias”, os magistrados do GCCC não encontraram indícios criminais no concurso público que culminou com a adjudicação, às empresas MCNET & AXIS SOLUTIONS, de 518 503 427,42 Meticais para o fornecimento de um sistema informático de gestão municipal.
Várias organizações da sociedade civil haviam solicitado uma investigação e, consequentemente, a anulação do processo, por julgarem estar ferido de irregularidades. No entanto, seis meses depois, o GCCC concluiu não haver quaisquer indícios da prática de actos criminais, segundo escreve o Notícias.
Assim, o Município da Matola, presidido por Calisto Cossa, tem legitimidade para prosseguir com a execução do projecto “Concepção, Desenvolvimento e Operacionalização de um Sistema Integrado de Gestão Municipal (SIGEM)”, cujo pacote está orçado em 518 503 427,42 Meticais.
Fonte:O País