Street Child, UNICEF, e UNOPS trabalham para restaurar a dignidade e garantir proteção das raparigas

0
96
[imgep]

Mecufi, Cabo Delgado – Ter uma família, frequentar a escola, brincar e ser protegida, são alguns dos direitos da criança que infelizmente as irmãs Ancha e Joaquina, de 14 e 10 anos de idade respectivamente, não gozavam depois que perderam os seus pais anos atrás devido a cólera e lepra, e terem sido abandonadas pela tia no centro de reassentamento, no distrito de Mecufi, na província de Cabo Delgado.

Sem um adulto para cuidar delas, as irmãs passavam dificuldades para conseguir alimentos, não tinham acesso a educação e estavam completamente vulneráveis. Esta situação não trouxe outra opção para a mais velha, Ancha de 14 anos, que viu-se obrigada a fazer trabalhos forçados para a sua idade, como capinar e transportar água para outras famílias, em troca de dinheiro ou comida para ela e sua irmã Joaquina.

Graças ao projecto Engage, Empower, Educate, liderado pela Street Child, em consórcio com outras organizações locais, e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio financeiro da UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), as irmãs foram identificadas e reencaminhadas aos cuidados alternativos em um lar seguro, com um adulto que ficou responsável por elas. Ainda através do projecto, as irmãs beneficiaram-se de cestas básicas com alimentos, vestuário, e voltaram a frequentar a escola, e agora, elas estão fora do perigo de contraírem uma união prematura e outros riscos causados pela grande vulnerabilidade em que elas se encontravam.

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!