Iniciativa da Street Child, UNICEF, e UNOPS, ajudam menina a sair da sua união prematura

0
168
[imgep]

Montepuez, Cabo Delgado – Mariana*, de 15 anos de idade, foi influenciada pelos amigos a casar-se com um homem mais velho, de 29 anos idade, com a promessa de que teria melhores condições de vida, em relação ao que ela tinha na casa de seus pais que são camponeses. Após o casamento, o marido disse-lhe para parar de estudar e de seguida, Mariana ficou grávida ainda adolescente, e a única opção que a Mariana tinha era cuidar da casa e do seu marido.

Através do trabalho de sensibilização e palestras sobre a violência baseada no género (VBG) na sua comunidade, uma iniciativa do projecto Engage, Empower, Educate, liderado pela Street Child, em consórcio com outras organizações locais, e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio financeiro da UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), Mariana teve coragem de aproximar ao gestor de casos da sua comunidade e explicar a sua situação.

 “Fui influenciada pelos meus amigos para me casar com um homem porque ele me daria tudo e eu não sofreria porque ele tem dinheiro. Eu aceitei, na época eu estava estudando e depois que eu me casei, meu marido me disse para parar de estudar e ficar em casa, mas eu gostaria de voltar para a escola, eu não suporto mais a vida de estar casada,” disse Mariana.

Após a conversa, o gestor de caso sensibilizou a família da Mariana a proceder com a anulação dessa união, por tratar-se de uma união prematura. Hoje, Mariana esta de volta ao aconchego da sua família e voltou a frequentar a escola. Agora ela pode continuar com o seu sonho de concluir os seus estudos, ter uma profissão e uma vida melhor através do seu próprio esforço.

 


* Mariana – Nome fictício

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!