A chuva que caiu nos últimos dias voltou a deixar a nu a falta de infra-estruturas de escoamento de águas pluviais nas cidades de Maputo e Matola. Até ao momento, não há registos danos avultados ou perda de vidas humanas.
Na Praça da Juventude, recentemente reabilitada e reinaugurada, um dos acessos está inundado, dificultando a mobilidade. Bem próximo deste local, no bairro de Hulene “B”, há quintais inundados.
“Aqui já não havia água, já tinha secado. Para nos movimentarmos aqui, em casa, usamos sacos [cheios de areia] para podermos passar para fora e podermos tirar água. Dentro de casa, a água da chuva não entrou.”
A concentração de água é notável também nas ruas. “Sempre que chove, aqui enche de água. Por isso passamos mal para circular.”
No Município da Matola, bairros como Machava, Nkobe e Patrice não escaparam às inundações urbanas. Glória Salomão, que tem o seu quintal todo alagado, sem mais espaço para circular, conta que mandou as crianças para casa de familiares e ficou para controlar a situação.
“Estamos a andar descalços por falta de botas. Como vê, colocámos pedras. Não há nada que possamos fazer diante desta chuva. Fomos votar, mas não vemos o resultado. Estamos a sofrer. Dormimos com sapos dentro de casa.”
A estrada recentemente construída no bairro Patrice Lumumba perdeu uma parte do asfalto, dando lugar à abertura de covas, o que deixa desgastados os automobilistas.
“A estrada não está boa. Esta estrada, acredito que não tem quatro anos, mas do jeito como estás a ver, está degradada. Nós, os chapeiros, é que passamos mal. Só estamos a embarcar passageiros porque enfim, mas não nos ajuda em nada”, reclamou Bento Tivane, um dos automobilistas que trabalha naquela via que permite ligação entre o Bairro Patrice Lumumba e demais territórios das cidades de Maputo e Matola.
Uma máquina escavadora da autarquia da Matola esteve a limpar um dos corredores de águas pluviais, de modo a evitar danos maiores nos bairros próximos.
O país já observa a época chuvosa e, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva deu uma pausa e poderá voltar a cair no próximo fim-de-semana.
Fonte:O País