Mais de cento e sessenta e quatro mil e duzentas pessoas, poderão ser afectadas pelas cheias e inundações, na presente época chuvosa, nas bacias hidrográficas do Púngue e Buzi, nas províncias de Sofala e Manica. São pessoas que vivem em zonas de risco, dos distritos da Beira, Dondo, Buzi, Nhamatanda, Gorongosa, e Chibabava em Sofala, e Mossurize e Sussundenga em Manica.
Devido ao fenómeno El Nino, prevê-se na época chuvosa que vai até Março do próximo ano, chuvas normais com tendência para baixo do normal, segundo o Instituto Nacional de Meterologia-INAM.
Em face da situação, e para mitigar o impacto, junto das populações, teve lugar esta quarta-feira na vila do Buzi em Sofala, uma sessão especial de comité das bacias do Púngue e Buzi, que juntou técnicos da Administração regional de águas do Centro ARA-Centro e os governos distritais das duas províncias, escreve a Rádio Moçambique.
Na ocasião, o director da divisão de gestão da bacia do Buzi, Salvador Mamela, avançou alguns projectos em marcha, como por exemplo a construção de diques, para evitar o transbordo dos rios.
Por seu turno, o secretário Permanente do distrito do Buzi, Eduardo Issá, que dirigiu a reunião, disse ser urgente a tomada de medidas para a protecção de recursos hídricos no país.
A sessão especial de comité das bacias do Pungue e Buzi, teve a duração de um Dia.
Fonte:O País