Carlos Paradona distinguido no Brasil

0
89

No próximo dia 29, quarta-feira, a Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos/Afrolic e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades – Nafricab/Ufes vão galardoar o escritor Carlos Paradona Rufino Roque, com o Troféu Afrolic 2023.

A cerimónia de premiação terá lugar no Campus Goiabeiras da Universidade Federal de Espírito Santo, na Cidade de Vitória, no Brasil, durante o IV Congresso Internacional da Afrolic, e “deve-se à contribuição da sua escrita no estabelecimento de caminhos literários entre Brasil e África”, segundo se lê numa nota de imprensa.

Para Carlos Paradona, “A atribuição do Troféu pela Afrolic significa um reconhecimento internacional do papel e do valor da literatura moçambicana no mundo e no Brasil em particular. Reflecte a vontade do reforço das relações culturais entre a República de Moçambique e a República Federativa do Brasil”, acrescentou Carlos Paradona: “Como escritor agraciado, sinto honra e privilégio de contribuir, com a minha escrita, para a divulgação e o reconhecimento internacional da literatura moçambicana no Brasil e no mundo”.

Carlos Paradona estreou-se na literatura em 1980, com a publicação dos seus primeiros poemas na página Diálogo, do extinto jornal Notícias da Beira. Publicou ainda poesia, contos e ensaios nas páginas Diálogo do Diário de Moçambique, Letras e Artes do Jornal Domingo, nas Revistas Tempo, Charrua, Forja e Eco ao longo das décadas de 80 e de 90.

Em 1991, publicou o livro de poemas A gestação do luar; os romances Tchanaze, a donzela de Sena (2009), obra vencedora do Prémio Internacional PEN Translate-2022 da Inglaterra; N’tsai Tchassassa, a virgem de missangas (2013); Carota N’tchakatcha, feitiços e mitos (2018) e Mueda, nos labirintos dos ritos de iniciação (2022).

O escritor Carlos Paradona Rufino Roque tem obras publicadas em Portugal e Espanha e consta numa antologia bilingue de contos de escritores da CPLP, editada em 2022, em Macau, China, e representa Moçambique, desde 2009, no Corpo de Jurado do Grande Prémio SONANGOL de Literatura, da República de Angola.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!