Xiquitsi encerra décima temporada de música clássica com vários concertos

0
94

A décima Temporada de Música Clássica – Xiquitsi 2023, chega ao fim, com a realização da terceira série de concertos, marcados para os dias: 25 e 30 de Novembro; 1 e 2 de Dezembro. “Serão 4 dias vibrantes de música com um forte cunho moçambicano”, lê-se na nota de imprensa.

O primeiro será o Concerto para Pais e Filhos, no Centro Cultural Moçambique-China, no dia 25 de Novembro às 11h3,0 com uma apresentação da orquestra de percussão e coro Xiquitsi.

O dia 30 de Novembro está reservado para Noite Clássica às 19h00 no Centro Cultural Franco-Moçambicano.

O concerto do dia 1 de Dezembro, é a Noite de Família, que será às 19h00 na Igreja Santo António da Polana.

A série termina no dia 2 de Dezembro, com o Concerto de Fim de Ano, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.

“O Coro e Orquestra Xiquitsi vão se apresentar na sua melhor performance e maturidade que espelha os 10 anos de existência do projecto. Nesta série vão se juntar quatro alunos do projecto de ensino de música Cantate, desenvolvido pela Kulungwana nas provincias de Cabo Delgado e Nampula, que se deslocam a Maputo para interagir com os alunos do Xiquitsi e para participar nesta série de concertos”, lê-se na mesma nota de imprensa.

A última série tem a particularidade de juntar no mesmo palco renomados artistas moçambicanos de géneros musicais diversificados que vão dar cor e vida ao concerto que encerra a décima temporada do Xiquitsi, criando uma simbiose perfeita entre a música ligeirae jovem moçambicana e a música erudita, onde os artistas convidados vão tocar e cantar com a Orquestra e Coro Xiquitsi.

Ali Faque, Ubakka, Aniano Tamele, Lourena Nhate e Aido Boydrizzy são as figuras que vão abrilhantar a festa que encerra as celebrações de uma década do projecto Xiquitsi.

Durante estes 10 anos, o Xiquitsi tem sido palco marcante de inserção social, aprendizagem e socialização, onde crianças, adolescentes e jovens iniciam-se no mundo da música e ganham habilidades para a vida.

O Projecto tem, neste momento, cerca de 250 alunos distribuídos entre as classes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, percussão e canto.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!