Greve dos profissionais de saúde suspensa por mais 15 dias

0
86

Os profissionais de saúde estenderam o prazo de suspensão da sua greve por mais 15 dias. A classe diz que o Governo cumpriu 45% das suas exigências, apesar disso, considera haver ainda muito mais por conversar com o Executivo.

Terminaram, este domingo, os 75 dias de paralisação da greve dos profissionais de saúde.

A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) convocou, esta segunda-feira, a imprensa para anunciar que a classe decidiu estender a suspensão da greve por 15 dias, justificados pela actual situação política em que o país se encontra.

“Não haverá retoma por mais quinze dias para dar espaço ao governo para atender a tensão política, para não sermos confundidos, porque a tensão política, a partir do dia 11 de Outubro, interrompeu o diálogo entre os Profissionais de Saúde Solidários e Unidos de Moçambique e o governo.Os profissionais de saúde vão aguardar pacificamente, nos seus postos de trabalho até que o situação se normalize, até o dia 18 de Novembro”, esclareceu o presidente da APUSUM, Anselmo Muchave.

Os profissionais de Saúde dizem que durante o período de negociações com o Governo, houve cumprimento de 45% das exigências da classe, que se resumem em melhores condições de trabalho.

“Falamos, por exemplo, da construção de unidades sanitárias. há ambulâncias foram alocadas a alguns hospitais. Há aparelhos de tomografia computadorizada que foram montados nos hospitais Central de Maputo, Provincial da Matola e Central da Beira”, disse Anselmo Muchave.

Contudo, a classe considera que não é oportuno paralisar as actividades agora, sobretudo, tendo em conta o período da quadra festiva, que se aproxima, em que geralmente a procura por serviços hospitalares tende a ser maior.

“Neste contexto exorta-se a todos os profissionais de saúde a manterem-se nos seus postos de trabalho a aguardarem as informações que poderiam surgir no âmbito da continuidade das negociações com o Governo “, terminou..

Durante os 15 dias de extensão da suspensão da greve, os profissionais de saúde dizem que vão visitar armazéns de medicamentos a nível nacional para fazer levantamento das necessidades e condições da conservação de medicamentos.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!