AS obras de requalificação dos colectores de águas pluviais e sistemas de drenagem na zona baixa da cidade de Maputo deverão iniciar nos próximos dias, um investimento que vai minimizar os problemas de inundações urbanas.
O responsável pela área de Abastecimento de Água e Saneamento no Conselho Municipal de Maputo, João Sitoe, disse que o actual sistema de drenagem foi construído no tempo colonial e com o crescimento do número de habitantes, aliado à intensidade dos fenómenos climáticos, os canais ficaram sobrecarregados.
“O Projecto de Transformação Urbana de MAPUTO (PTUM) prevê reestruturar o sistema de drenagem para revitalizar a baixa da cidade e as obras estão previstas para iniciar entre este e o próximo mês. Para tal, é crucial tratar-se as questões administrativas, por forma a evitar atrasos no processo”, frisou.
Sitoe mostrou-se preocupado com o depósito de resíduos sólidos nas sarjetas e valas de drenagem, situação que resulta no acúmulo de águas residuais um pouco por todas principais vias, com incidência na zona baixa.
Fonte:Jornal Notícias