A União Europeia diz estar a acompanhar de perto a contagem de votos em Moçambique após as eleições autárquicas de 11 de Outubro, incluindo as manifestações que decorrem em diversas cidades.
Numa nota enviada à DW, a União Europeia garante que continuará a “monitorizar” a situação em Moçambique, enquanto se aguarda a divulgação dos resultados finais das eleições autárquicas. Diz ainda que está atenta aos protestos no país.
O bloco refere, ainda, que o processamento dos votos decorre até 26 de Outubro e que os tribunais distritais estão a lidar com as queixas da oposição, como previsto na lei.
O gabinete de imprensa para Assuntos Externos garante que a UE “continuará a monitorizar a situação no terreno, bem como o respeito pelos valores democráticos, o Estado de Direito e os Direitos Humanos”, escreve a DW.
Na segunda-feira, os Estados Unidos da América também reagiram à tensão pós-eleitoral no país. Através da sua Embaixada em Moçambique, os EUA reconheceram a credibilidade dos relatórios apresentados sobre possíveis irregularidades.
Fonte:O País