Foi lançada recentemente, na cidade de Maputo, o Fórum Sustentável de Moçambique, uma iniciativa da Comunidade Global Shapers de Maputo, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas-ONU.
Agendando para 20 de Setembro próximo, o Fórum Sustentável de Moçambique juntará, na mesma sala, a juventude, académicos, entidades públicas e privadas, tomadores de decisão e a sociedade civil, para o debate sobre os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS em Moçambique, determinados pelas Nações Unidas e implementados a partir de 1 de Janeiro de 2016, que visam transformar o nosso mundo até ao ano 2030.
Com esta iniciativa, conforme referiu Eliana Nzualo, gestora do projecto, é objectivo da Comunidade Global Shapers de Maputo incluir os jovens moçambicanos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
“Queremos incluir os jovens nos debates sobre os ODS, fazendo com que eles sejam mais participativos e que criem sinergias com as Organizações Não-Governamentais-ONGs, Governo, iniciativas privadas e toda a Sociedade Civil”, reiterou Eliana Nzualo, assumindo que só com o envolvimento da juventude é que o País poderá alcançar os 17 ODS definidos pela ONU.
Também presente no evento, o oficial de mobilização social das Nações Unidas em Moçambique, Ney Cardoso, explicou, por sua vez, que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável visa transformar o mundo num lugar melhor para as pessoas viverem até 2030. “É neste âmbito que as Nações Unidas apoiam o Governo e a Sociedade Civil de Moçambique e do mundo para que estes objectivos sejam uma realidade”, manifestou.
O oficial de mobilização social das Nações Unidas em Moçambique apelou, igualmente, à juventude a participar em massa no Fórum Sustentável de Moçambique a realizar-se no próximo dia 20 de Setembro, considerando que “são os jovens de hoje que vão implementar esta agenda, visto que daqui a 13 anos serão os líderes da nação e a força motriz do desenvolvimento”.
Importa referir que a Comunidade Global Shapers é uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, composta por uma rede internacional de 459 comunidades em várias cidades ao redor do mundo, incluindo em Moçambique. Tem o papel de, ao criar e desenvolver projectos de impacto na sociedade, trabalhar em prol dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.