TRÊSassociações de produção de hortícolas, do distrito de Angoche, em Nampula, acabam de receber igual número de motobombas, destinadas à dinamização da prática da actividade que tem vindo a registar uma adesão considerável por parte dos produtores locais.
O administrador do distrito, Fonseca Edite, disse que a entrega das motobombas visa, essencialmente, potenciar os produtores de hortícolas, numa altura em que esta área geográfica aposta na diversificação de culturas alimentares não só para a comercialização, como também para a melhoria da dieta dos residentes.
Acrescentou que a disponibilização dos meios mostra, igualmente, o esforço que as autoridades administrativas de Angoche estão a fazer para capitalizar, cada vez mais, a produção e produtividade.
O dirigente destacou o facto de Angoche dispor de outras condições necessárias para a produção de hortícola, com destaque para a água para a irrigação.
A disponibilização das motobombas enquadra-se no programa nacional de mecanização agrícola, que visa, essencialmente, o aumento da produção e produtividade.
Entretanto, ao receberem as motobombas, os representantes das associações de produtores de hortícolas comprometeram-se a aumentar as áreas de produção.
Issufo Amade, líder de uma das associações,disse que a partir de agora um dos trabalhos a fazer será o de mobilizar os associados com vista a dedicarem-se mais na produção de hortícolas, com destaque para a couve, repolho, alface, tomate e cebola.
Um outro representante das referidas associações, Arcanjo Ossufo, considerou que a entrega destes equipamentos é um grande avanço tendo em conta que, a partir de agora, os produtores vão deixar de usar regadores.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/70204-em-angoche-mecanizacao-potencia-producao-de-horticolas.html