O recenseamento geral da população e habitação não é um acto político como se pode erradamente pensar, e sim uma actividade de soberania de uma nação que precisa saber como é e como vive, para melhor projectar o seu crescimento.
A leitura é do Presidente da República, Filipe Nyusi, cujo agregado foi o primeiro a ser recenseado, ontem, no arranque do IV Censo da População e Habitação a decorrer em todo o país até 15 de Agosto próximo.
“Fiz a minha parte, acredito que cada um vai fazer a sua parte. Que todo o povo moçambicano e os estrangeiros aqui residentes irão fazer a sua parte. O censo vai facilitar a nossa vida em todos os aspectos. Vamos deixar de dizer que somos aproximadamente 25 ou 26 ou 27 milhões de habitantes, passando a ter um número mais próximo da realidade. Por isso, facilitem o trabalho dos recenseadores que, de forma muito sacrificada, vão percorrer o território inteiro para recensear as famílias”, apelou o Chefe do Estado que falou a jornalistas, acompanhado da esposa, Isaura Nyusi, pouco depois de ser recenseado no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo.
Segundo Nyusi, ao fornecermos informações necessárias, não só estaremos a ajudar na planificação de diversas actividades, como também na determinação do tipo de investimentos que se devem fazer para a população.
“Dessa forma, saberemos para quem e com que objectivo dirigimos determinado investimento para certo lugar. Nos encontros que temos tido com a população, quando falamos de habitação, saúde ou educação, pedem-nos que seja implantada uma escola secundária ou universidade, um exercício que nalguns casos é difícil. Com os dados do censo estes pedidos serão melhor tratados pois saberemos, exactamente, onde há densidade populacional que justifica a colocação de um hospital, escola ou universidade. Teoricamente podemos olhar para uma província e dizer que ela é extensa, mas há vezes que ser extensa não significa ter densidade populacional que justifique a instalação de uma determinada infra-estrutura”, explicou o presidente.
Pormenores sobre o primeiro dia do censo 2017 na página cinco.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70013-pr-e-o-censo-da-populacao-e-habitacao-facilitemos-o-trabalho.html