DANILO Aly Teixeira, deputado da Assembleia da República pela Frelimo, foi eleito na noite de domingo para o cargo de secretário-geral da Organização Continuadores de Moçambique, em substituição de Beleza Fernandes Zita, que cumpriu dois mandatos de cinco anos.
Eleito com 55 votos, Danilo Aly Teixeira saiu vitorioso numa disputa em que também concorriam Iva Carla Chichava, que obteve 53 votos, e Jacinta Santiago, com apenas 16 votos, durante a V Conferência Nacional da organização.
Para além do secretário-geral, a conferência da “Continuadores”, que teve lugar no município da Matola, elegeu também o novo conselho fiscal presidido por Sónia Macuvele, da cidade de Maputo, e que tem Marcelo Dias, de Manica, e Leonel Jamal, de Nampula, como 1º e 2º vogais respectivamente.
Informações prestadas por António Fabião Balate, da Organização Continuadores de Moçambique, indicam que não foi possível eleger os quatro elementos que vão compor o secretariado.
“A eleição do secretário-geral foi até muito tarde, sendo por isso que só nos próximos dias será convocado o Conselho Central que deverá aprovar toda a composição do secretariado para que possa iniciar as suas actividades”, explicou Balate.
Acrescentou que este órgão também será composto por 80 membros, 78 dos quais já foram escolhidos, sendo que os restantes dois serão indicados pelos ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano; Género Criança e Acção Social, parceiros da “Continuadores”.
A conferência, que decorreu no fim-de-semana, foi convocada para a revitalização dos órgãos sociais da “Continuadores”, revisão dos estatutos para adequá-los à nova realidade do país, reflexão sobre os novos desafios que a organização enfrenta, a sua sustentabilidade, entre outros.
Até à data da sua eleição, Danilo Aly Teixeira continuava ligado à esta organização da qual foi membro e acérrimo defensor dos ideais que nortearam a sua criação.
A Organização Continuadores de Moçambique foi criada a 25 de Outubro de 1985 pelo Presidente Samora Machel, com o objectivo de transmitir às crianças os valores do patriotismo, respeito, solidariedade, unidade nacional e cultura de trabalho.
Foi nessa perspectiva que o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, disse na abertura do encontro que os continuadores devem saber que o país foi conquistado com sacrifício dos melhores filhos do povo moçambicano, os combatentes da luta de libertação nacional.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/69748-danilo-teixeira-novo-sg-da-continuadores.html