O FUNDO Monetário Internacional (FMI) diz ter acolhido com agrado a recente introdução do novo regime de política monetária, baseado no uso de uma nova taxa de referência (MIMO) como principal instrumento de política monetária do Banco Central.
No final de mais uma missão a Moçambique, o FMI reconheceu, em comunicado divulgado na manhã de hoje, “o forte empenho do banco central na redução da inflação”.
No entanto, considera que para fazer face às vulnerabilidades do sector financeiro o banco central terá de permanecer vigilante em relação aos riscos, garantindo a provisão da liquidez adequada à economia e continuando a incrementar a supervisão e aplicação da regulação prudencial.
Uma equipa do corpo técnico do FMI visitou Moçambique entre os dias 10 e 19 de Julho de 2017 para discutir com as autoridades as medidas necessárias para dar seguimento ao relatório da auditoria recente às empresas EMATUM, Proindicus e MAM.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/69647-fmi-elogia-novo-regime-de-politica-monetaria-no-pais.html