Três estudantes vão representar o país na Olimpíada Internacional de Robótica, em Washington
Um grupo de três estudantes, com idades compreendidas entre 15 e 18 anos, acompanhados por dois mentores, partem da cidade de Maputo com destino a Washington, no dia 13 de Julho, com o objectivo de participar na Olimpíada Internacional de Robótica.
Moçambique participa na olimpíada a convite da organização americana First Global. No evento, que junta mais de 160 países, os moçambicanos vão apresentar um robô – montado em quatro meses –, que simula a limpeza de um rio poluído, em três minutos.
Segundo o mentor dos estudantes, Patrício Victor, o projecto do robô tem como objectivo consciencializar os governos a investirem nas tecnologias. De modo que os jovens sintam-se incentivados a criar soluções inovadoras para resolver os problemas de água no presente e no futuro.
Na hora da despedida, a vice-ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico profissional (MCTESTP), Leda Hugo, apelou para uma maior união entre os estudantes nas provas e para uma posterior partilha das ideias a adquirir no evento.
A robótica no país é promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, através do Programa “Criando o Cientista Moçambicano do Amanhã”, em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.
Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html