O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou hoje a tomada de medidas para tornar o sector mineiro um dos maiores contribuintes da economia nacional.
Para o efeito, o Chefe do Estado destacou a necessidade do reforço da capacidade de inventariação do potencial mineiro, o combate ao garimpo ilegal, a promoção de uma exploração regrada, através da criação de associações de garimpeiros, como algumas das acções a serem reforçadas pelo Governo, para que a exploração dos recursos minerais produza riqueza para os moçambicanos.
Nyusi fez este pronunciamento quando orientava na manhã de hoje um comício popular por ocasião da reinauguração da fábrica de processamento de grafite em Ancuabe, na província de Cabo Delgado.
“Vamos assegurar a exploração sustentável dos recursos minerais existentes no país, de forma que o benefício para as gerações futuras seja garantido (…), teremos que garantir que a exploração e processamento ocorram no país, para que haja maior acréscimo do valor dos recursos naturais explorados”, referiu o Chefe do Estado.
A mina de grafite de Ancuabe está aqui para produzir muitos ganhos para o país, pequenas e médias empresas vão fornecer bens. Neste exercício, o empresariado nacional deve merecer prioridade dentro dos padrões internacionais, acrescentou Filipe Nyusi.
Segundo Nyusi, o projecto desta dimensão só pode prosperar se Ancuabe apropriar-se dele.
Por sua vez, a Alemanha, na voz do seu Embaixador em Moçambique, Detlev Wolter, país que investiu neste projecto, avaliado em cerca de 12 milhões de euros, garantiu continuar a mobilizar mais investimentos para o nosso país.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/68977-nyusi-quer-tornar-sector-mineiro-um-dos-maiores-contribuintes-da-economia.html