Mambas combatem “guerreiros” de Robert Mugabe rumo à final

0
147

Selecção nacional de futebol defronta, no princípio da noite de hoje, a sua congénere do Zimbabwe

 

A selecção nacional de futebol, os Mambas, defronta, no princípio da noite de hoje, no Moruleng Stadion, em Port Elizabeth, a sua congénere do Zimbabwe, em partida da primeira jornada da Taça Cosafa, a competição regional de futebol que roda os jogadores que jogam internamente, entretanto, podendo contar com alguns jogadores estrangeiros, em função dos objectivos de cada selecção.

Esta é uma partida importante para o conjunto moçambicano que pretende iniciar com uma vitória diante do adversário mais difícil do grupo B, o Zimbabwe, tendo em conta que apenas uma selecção pode se qualificar aos quartos-de-final. E é a primeira jornada da fase de grupos, uma fase em que os Mambas entram em face dos maus resultados na última edição, ano passado, onde perderam nos quartos-de-final diante da República Democrática do Congo, por uma bola sem resposta.

Depois desta partida, os Mambas vão defrontar, sucessivamente, as suas congéneres das Seychelles e do Madagáscar, nos dias 28 e 30 deste mês de Junho.

Moçambique nunca ganhou a Taça Cosafa, mas já foi vice-campeão duas vezes (2008 e 2015). O Zimbabwe está no lote do grupo da Zâmbia e a África do Sul como as selecções mais bem sucedidas da Taça Cosafa, tendo vencido a competição quatro vezes (2000, 2003, 2005 e 2009).

Na edição de 2016 do torneio, o Zimbabwe foi surpreendentemente afastado na fase de grupos, quando ficou atrás da Suazilândia e não conseguiu passar para os quartos-de-final.

Zimbabwe e Moçambique encontraram-se em três confrontos anteriores da Taça Cosafa, com os “guerreiros” a vencerem em todos os jogos e marcando sete golos contra nenhum dos Mambas.

 

Confronto equilibrado no jogo do tira-teimas

A partida entre estas duas selecções é a oitava da contabilidade oficial, com o equilíbrio a ser a nota dominante. Os Mambas venceram duas partidas, perderam igual número de jogos e empataram por três ocasiões diante do Zimbabwe.

Entretanto, há que realçar que as duas vitórias dos Mambas foram alcançadas no prolongamento, durante partidas de qualificação ao torneio da Cosafa, quando se disputavam em qualificações. Já o Zimbabwe venceu claramente nas partidas da fase final da Cosafa.

O empate sem abertura de contagem tem sido o resultado mais comum ao longo dos 90 minutos entre estas duas selecções, sendo que somente por uma única ocasião empataram a uma bola.

Para já, resta esperar pelas 17H00, para esta partida inaugural entre Moçambique e Zimbabwe, referente ao grupo B da Taça Cosafa. Madagáscar e Seychelles defrontam-se na outra partida deste grupo.

 

Angola tenta sorte no grupo A

O outro grupo desta fase do torneio da Cosafa, as selecções da Tanzânia e de Angola entraram a vencer, respectivamente ao Malawi e Maurícias, abrindo boas perpectivas para a passagem a fase seguinte da competição.

Terça-feira poderá ser o dia das decisões para este grupo, uma vez que Angola e Tanzânia defrontam-se, sendo que a selecção que vencer poderá dar um passo gigante rumo aos quartos-de-final da prova.

http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/45331-mambas-combatem-guerreiros-de-robert-mugabe-rumo-a-final.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!