Um novo começo: UNICEF reconstrói pontos de água na sequência do ciclone Freddy

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Zambézia, Moçambique – Júlia Ernesto Ngonhano, 48 anos, está a bombear água fresca do ponto de água em Landinho para levar para casa para a família. Todas as manhãs, ela caminha até aqui enquanto o marido trabalha na machamba e os três filhos frequentam a escola local. Atrás dela, há uma bicha de mulheres com crianças pequenas à espera de recolher a sua própria água para beber, cozinhar e lavar.

O acesso a uma fonte de água fiável e segura tem sido muitas vezes um desafio para esta comunidade rural de 2.000 pessoas na Zambézia. Este ponto de água só recentemente foi reconstruído depois de ter sido destruído em Março de 2023 durante o ciclone Freddy, uma tempestade tropical de categoria 5 que deixou um rasto de devastação no centro de Moçambique.

Durante seis meses após o ciclone, a população de Landinho teve de caminhar muitos quilómetros, todas as manhãs, para encontrar água. A água que encontravam era suja e tinha de ser fervida antes de ser utilizada.

“Quando o ponto de água em Landinho não funcionava, tínhamos de usar o furo de água tradicional – os animais usam o mesmo sítio. Por vezes, tínhamos de ir buscar água ao rio, onde uma pessoa se lavava e outra ia buscar água para cozinhar e beber”, conta Júlia.

Na sequência do ciclone Freddy, a cólera aumentou em Moçambique à medida que os serviços essenciais foram sendo interrompidos e as infra-estruturas essenciais foram sendo danificadas. Registou-se um aumento de casos de cólera e outras doenças transmitidas pela água na comunidade do Landinho.

Em Outubro de 2023, o UNICEF reconstruiu o ponto de água em Landinho e restaurou o acesso à água potável para a comunidade. Este é um dos 586 pontos de água que o UNICEF construiu ou reabilitou em Moçambique, no ano passado. Mais de 1.25 milhões de pessoas foram beneficiadas com serviços adequados de água potável durante a resposta ao ciclone Freddy.

Este ponto de água foi renovado usando a abordagem Building Back Better [Reconstruir Melhor] que usa materiais e metodologias de construção resilientes para salvaguardar as infra-estruturas públicas de futuros eventos climáticos adversos.

Hoje, Júlia e toda a comunidade de Landinho estão a ver os benefícios de ter uma fonte de água segura e fiável. Júlia diz que “a vida agora é mais fácil. O ponto de água é perto e já não precisamos de ferver a água. Agora não há doenças aqui”.

O restabelecimento dos serviços de água potável foi apenas um elemento da resposta de emergência nacional massiva de água e saneamento do UNICEF ao ciclone. 1,4 milhões de pessoas receberam provisões de emergência de água, saneamento e higiene, enquanto mais de 550.000 beneficiaram de saneamento adequado. Para além disso, para melhorar a preparação do país para emergências, o UNICEF formou pessoal crítico do Governo e das ONGs e pré-posicionou 8 milhões de dólares americanos de provisões de água, saneamento e higiene.

A resposta de emergência do UNICEF ao Ciclone Freddy em Moçambique, no sector de água, saneamento e higiene, foi possível graças ao generoso apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Agência do Reino Unido para os Negócios Estrangeiros, da Commonwealth e do Desenvolvimento (FCDO), a Iniciativa Today and Tomorrow, a União Europeia e os governos da Irlanda, Canadá, Noruega, Suécia e Suíça. Este trabalho é também apoiado por doadores do Fundo Central de Resposta de Emergência e do Fundo Temático Humanitário Global do UNICEF.

Fonte: UNICEF

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