QUEDA DE ELEVADOR NUMA MINA DA RAS: Moçambicanos podem estar entre as vítimas

0
51

DOIS mineiros moçambicanos podem estar entre as 16 pessoas que morreram na última segunda-feira, numa mina de platina a cerca de 150 quilómetros da cidade sul-africana de Joanesburgo, quando um elevador com trabalhadores caiu.

A informação ainda não foi confirmada mas, segundo relatos de colegas, dois moçambicanos integrados naquela mina são dados como desaparecidos desde o dia da tragédia.

Benjamim Macuácua, mineiro moçambicano da empresa Impala Platinum, em entrevista a Rádio Moçambique, na África do Sul, disse que é preciso aguardar por informações oficiais para se ter certeza sobre as suspeitas.

Na altura dos factos, 86 trabalhadores encontravam-se no elevador, dos quais 11 morreram e outros foram socorridos para os hospitais. Devido à gravidade dos ferimentos, cinco viriam a perder a vida, subindo para 16 o número de óbitos. No leito hospitalar continuam outros 70 mineiros gravemente feridos.

Nesta mina, de mil metros de profundidade, a noroeste de Joanesburgo, o elevador transportava mineiros desde a base e ia parando à medida que subia para recolher outros, no final de turno.

Na terceira paragem, conforme ajuntou, começou subitamente a descer. Um operador accionou os protocolos de emergência, mas o elevador continuou a deslizar para baixo e só parou no fundo, quando o contrapeso subiu à superfície e provocou uma paragem súbita.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!