Programa de alfabetização traz esperança para mulheres em Cabo Delgado

0
36
[imgep]

Chiúre, Cabo Delgado – Saviana Daniel Luis, nasceu e morou boa parte da sua vida no distrito de Muidumbe, até que em 2021, devido ao conflito no norte de Moçambique, Saviana e sua família deslocaram-se para o distrito de Chiúre, onde actualmente residem no Centro de Reassentamento de Maningane.

Saviana não teve muitas oportunidades de estudar, dedicando-se unicamente à actividades domésticas e a sua machamba familiar. Mas hoje, o seu sonho de estudar e ter um trabalho, tornou-se realidade, graças a um programa implementado pelo Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia do Distrito de Chiúre em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio financeiro do Governo da Suécia.

“Eu aprendi a escrever, ler, e fazer contas. Já sei escrever meu nome também. Estou a aprender a arranjar motas e estou a gostar, porque assim eu posso ter um trabalho,” conta Saviana. 

O programa incluía um ano de alfabetização de adolescentes e jovens, adicionando seis meses de treinamento vocacional em diferentes áreas como a carpintaria, alfaiataria e mecânica, para que os adolescentes e jovens obtenham competências fundamentais da literacia e numeracia, e aprendam um ofício com o qual possam melhorar as suas vidas futuramente.

“Eu pensava que o trabalho de mecânica fosse difícil para mulheres, mas não é. É uma maneira de conseguir dinheiro, eu posso arranjar as motas de pessoas que param aqui na estrada e isso vai me ajudar a ter dinheiro para sustentar minhas filhas,” disse Saviana Luís.

Saviana gostava de ser enfermeira, mas até isso acontecer ela diz que vai abraçar a sua profissão de mecânica com muito orgulho. 

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!