Moçambique vai detectar passaportes falsos

0
63

Estados Unidos dotam Moçambique de máquinas de detecção de passaportes falsos

 

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) doou a Moçambique 56 kits de equipamento de detecção de documentos falsos. A doação, avaliada em 500 mil dólares, teve lugar na última sexta-feira, em Maputo, e foi testemunhada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), parceira do Ministério do Interior. O equipamento vai fortalecer o controlo da falsificação de documentos, impedir o trânsito de pessoas ilegais, melhorar a gestão, bem como a capacidade de fiscalização nas fronteiras nacionais.

Do equipamento, destacam-se lanternas ultravioletas e lentes que permitem a detecção de conteúdos que não são visíveis a olho nu nos documentos. “O equipamento oferecido inclui um treinamento, porque é muito importante que os agentes da guarda fronteira sejam capazes de manusear o material, de forma a detectarem irregularidades”, afirmou Katharina Schnôring, representante da OIM em Moçambique.

A organização pretende prolongar por muitos mais anos a parceria com o governo, no fortalecimento das fronteiras.

Através de um comunicado citado pela AIM, a embaixada dos EUA em Maputo fez notar que o programa está a reforçar a capacidade de Moçambique no que concerne à protecção das fronteiras nacionais e combate ao crime organizado transnacional. “À medida que a economia de Moçambique cresce e se torna mais interligada à região e ao mundo, o fluxo de pessoas e de bens dentro e fora do país também está a aumentar. Este projecto irá ajudar a garantir a capacidade de Moçambique de controlar as suas fronteiras, maximizar os benefícios desta crescente interligação, enquanto combate os fluxos ilícitos de pessoas e de bens”, explica o documento.

Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!