Mais de mil homens submetidos a circuncisão

0
47

MIL e oitenta e sete homens de diferentes faixas etárias foram submetidos à circuncisão de Janeiro a Outubro do presente ano, número correspondente a uma cobertura de 56 por cento, de uma meta de 1.940 planificados pelo sector da Saúde, ao nível da província de Sofala. No ano passado, foram operados 1.198 dos 1.285 previstos.

A directora do Serviço Provincial de Saúde em Sofala, Priscila Felimone, disse a propósito da campanha, que tanto no ano passado tanto como no presente, as autoridades não registaram nenhuma complicação pós-operação em nenhum dos beneficiários. 

Por outro lado, falou dos avanços alcançados pelo sector, ao conseguir montar em quase todos centros de saúde, unidades de circuncisão médica por meio de brigadas móveis, incluindo no interior das comunidades de difícil acesso.

“Enviamos equipas de avanço para as comunidades para percebermos o que os homens daquelas áreas pensavam deste processo, quais os mitos à volta da circuncisão. Conversamos com pais e as crianças, depois de termos a aceitação, e eles mesmos tornam-se porta-vozes”, esclareceu.

Felimone disse que existiam distritos mais para o norte da província de Sofala, nomeadamente Caia, Chemba, Marínguè e Marromeu, onde havia ainda muitos mitos sobre a circuncisão, mas que gradualmente estão a mudar de opinião na sequência das palestras realizadas pelos técnicos do sector.

“Ainda há algumas dificuldades, mas com base nas conversas,

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!