Lixo pode ser foco de cólera em Pemba

0
45

MONTÕES de lixo um pouco por toda a cidade de Pemba podem ser foco de cólera, que pode eclodir a qualquer momento, segundo alertaram as autoridades sanitárias, que apontam que o saneamento precário é, sem dúvidas, condição favorável para o registo do surto da chamada “doença das mãos sujas”.

De acordo com Edson Renato, médico-chefe provincial, o acumulo de lixo, nos últimos dias, na cidade de Pemba, provoca um cheiro nauseabundo, para além de serem focos de reprodução de moscas, mosquitos e outros insectos que podem ser vectores de doenças como malária e diarreias, incluindo a cólera.

As palavras de Edson Renato foram secundadas por Anastácia Lidimba, directora dos Serviços Provinciais da Saúde, para quem já há registo de diarreias na cidade de Pemba mas que não está confirmado se estão ou não relacionadas com a cólera, apelando a população a manter a higiene individual e colectiva.

“Temos este facto, que é o acúmulo de lixo na cidade. Como sector da Saúde, estamos a trabalhar com o município para este cumprir com o seu papel. Mas isso não basta, é preciso que cada um de nós faça a sua parte em casa, na rua, porque está provado que a cólera é uma doença provocada por falta de higieneˮ, afirmou Lidimba.

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!