Joice, a enfermeira que cuida e protege: Uma missão de vacinar e salvar vidas

0
12
[imgep]

Zambézia, Moçambique – Em Tenete, no distrito de Lugela, a jovem enfermeira de Saúde Materno-Infantil (SMI), Joice Muleripata, de 22 anos, tem uma missão diária que vai muito além de uma simples rotina de trabalho. Ela está comprometida em proteger a vida de crianças, vacinando aquelas que nunca receberam suas vacinas ou que perderam as doses de vacinas que constam no cartão de saúde da criança. Joice é uma das vacinadoras do Centro de Saúde de Mungulune, e, para ela, cada criança vacinada é uma vida salva.

“Estamos aqui para vacinar as crianças que não receberam suas vacinas a tempo, especialmente as menores de 5 anos. Todos os dias vacinamos em média 35 crianças, e cada uma delas é um pequeno resgate”, explica Joice, com um sorriso na cara. Através da terceira ronda da campanha de vacinação de recuperação Big Catch Up (BCU3R), ela e a sua equipa estão fazendo de tudo para que todas as crianças na localidade de Tenete estejam protegidas contra doenças que podem ser prevenidas com vacinas.

As Brigadas Móveis fazem a diferença para muitas mães, como a Elisa António, a vacinação parecia um sonho distante. Mãe de quatro filhos, Elisa nunca tinha conseguido vacinar os três filhos mais velhos por causa da distância do centro de saúde e da falta de tempo. “Eu estava sempre ocupada com a machamba e os afazeres de casa. A ida ao Centro de Saúde parecia uma tarefa impossível”, diz Elisa, lembrando das dificuldades que passou.

Foi através dos mobilizadores sociais como os Agentes Polivalentes de Saúde (APS) que o trabalho das brigadas móveis, levadas directamente às comunidades pela terceira ronda da campanha de vacinação BCU3R, que a equipa de Joice conseguiu chegar até Elisa. “Foi uma bênção. Eu, finalmente, conseguí vacinar todos os meus filhos, e agora sei que estão protegidos. Isso traz paz ao meu coração”, conta Elisa, aliviada.

A terceira ronda da campanha de vacinação é parte de um grande esforço do Ministério da Saúde, com o apoio da GAVI, Alwaleed, UNICEF e parceiros. O objectivo é simples, mas poderoso: garantir que nenhuma criança fique para trás, protegendo todas elas contra doenças perigosas e preveníveis através da vacinação. “Aqui na Zambézia, estamos vacinando todas as crianças que podemos alcançar. A cada dia, estamos construindo um futuro mais saudável para nossa comunidade”, afirma Joice, com orgulho.

Joice não apenas vacina, ela salva vidas. Ela também conversa com as mães, explicando a importância da vacinação e tranquilizando-as, mostrando que cada dose da vacina administrada nas crianças é uma protecção para o futuro dos seus filhos. “Cada dose da vacina que administro nas crianças é uma esperança de que elas terão uma vida mais saudável, longe de doenças que podem ser prevenidas através da vacinação”, concluiu Joice, com a simplicidade e a sabedoria de quem sabe que seu trabalho faz toda a diferença.

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!