A POLÍCIA da República de Moçambique (PRM) apela às forças políticas a informar com antecedência o itinerário das marchas dos seus simpatizantes e membros, como forma de garantir a segurança e ordem, bem como salvaguardar os direitos de mobilidade aos outros.
O apelo foi apresentado hoje pelo porta-voz da PRM na cidade de Maputo, Leonel Muchina, falando sobre as manifestações do partido Renamo, que geraram tumultos nas proximidades da Praça da OMM.
Muchina disse que os manifestantes que vinham da Praça dos Combatentes para o centro da cidade foram aconselhados a deixar a avenida Vladimir Lénine e desviar pela avenida Joaquim Chissano, e prosseguirem pela avenida Milagre Mabote, como forma de evitar congestionamentos e bloqueio das principais vias.
No entanto, segundo Muchina, a caravana da Renamo não obedeceu às ordens e orientações da PRM.
Foi, prosseguiu Muchina, nesse contexto que a corporação usou gás lacrimogéneo para dispersar a multidão e obrigá-la a usar a via indicada pelos agentes reguladores do trânsito, que igualmente estão posicionados para garantir a segurança e tranquilidade pública, afirmou.
De acordo com a fonte, ninguém contraiu ferimentos, nem se gerou agressões físicas, “porque a polícia está interessada em garantir a ordem e segurança, para além de zelar pela boa mobilidade nas artérias da cidade e não só”.
Fonte:Jornal Notícias