MAPUTO- Segundo o MINEDH, mais de metade dos candidatos são da cidade e província de Maputo, à semelhança do que aconteceu no ano passado. 51.2 por cento dos candidatos são do sexo feminino.
Para os exames extraordinários de 2017 foram activados 65 centros, menos dois que o ano transacto. As províncias da Zambézia, Tete e Maputo terão o maior número de centros de exame: 15, nove e oito, respectivamente.
Segundo explicação que nos foi dada pelo MINEDH, as províncias com o maior número de centros não são, necessariamente, as que têm o maior número de candidatos.
A título ilustrativo, na cidade de Maputo, onde temos maior número de candidatos inscritos, é possível organizar e concentrar os candidatos num número reduzido de centros, facto que não se aplica noutras províncias.
Neste momento decorre a fase final da distribuição dos enunciados dos exames e respectivas folhas personalizadas de respostas, bem como todo outro material inerente ao processo que vai decorrer em todas as províncias do país.
Desta feita, o sector considera estarem criadas todas as condições para a realização dos exames extraordinários. De igual modo, foram reforçadas brigadas de supervisão de níveis nacional e provincial, constituídas basicamente por inspectores e técnicos que farão o devido acompanhamento do processo.
Refira-se que de 10 a 24 de Abril decorreu o processo de inscrição electrónica dos candidatos aos exames extraordinários. E de domingo, até sábado próximo, 22 de Julho, as equipas de supervisão estarão posicionadas nos centros de exames extraordinários.
De 19 a 24 de Julho vai ter lugar o processo de correcção electrónica via leitura óptica. O equipamento para leitura óptica dos exames já se encontra instalado em todas as províncias.
Depois seguir-se-á a fase da triagem e análise dos resultados, no período entre 25 de Julho e 18 de Agosto e, finalmente, serão publicados os resultados dos exames extraordinários no dia 21 de Agosto do ano em curso. [FM]
http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/nacional/arrancam-hoje-exames-extraordinarios/