Prometido investimento para viabilizar Pande

0
82

O potencial agro-pecuário do distrito de Panda, na província de Inhambane, vai ser transformado em riqueza. Para o efeito, segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, o Governo vai promover todos os investimentos necessários para o alcance de tais objetivos.

Para o Chefe de Estado, o distrito de Panda, que dispõe de cursos de água quase permanentes, deve concentrar os recursos financeiros e materiais do Governo para explorar estas vantagens e valorizar e impulsionar o esforço da população na produção de comida.

“Panda deve alimentar toda província e um pouco da região sul do país, porque tem condições para o efeito. Vamos fazer tudo que for necessário, mobilizando investimentos nacionais e estrangeiros para trabalhar esta terra que aceita todas culturas”, prometeu Filipe Nyusi.

Neste contexto, segundo o Presidente da República, os agricultores e camponeses do distrito devem empenhar-se no aumento das áreas de cultivo diversificando a produção de forma a tornar a agricultura, uma actividade comercial segura.

Além das culturas alimentares – raízes e tubérculos, arroz, milho, mapira, Filipe Nyusi, lançou o desafio de colocar os feijões na classe de culturas de rendimento tal como a castanha de caju, porque no país estão a surgir unidades de processamento.

Disse também que os camponeses devem abraçar as novas tecnologias disseminadas pelos extensionistas, porque não só contribuem para os melhores resultados, como também têm ajudam a a elevar a qualidade das variedades culturais.

Fraco reembolso do FDD

O Presidente Nyusi manifestou sua preocupação pelo fraco reembolso do Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo sete milhões de Meticais, tendo por conseguinte mobilizado a população para sensibilizar os mutuários a devolverem o dinheiro emprestado pelo governo.

Disse que nos últimos dois anos, particularmente em Inhambane, foram financiados poucos projectos como consequência do fraco reembolso e os efeitos da seca.

Os residentes do distrito Panda elogiaram o engajamento do Chefe do Estado na sensibilização das comunidades para a produção de alimentos, porque, segundo referiram, em pouco tempo, os resultados são visíveis.

No entanto, pediram a assafaltagem da estrada que estabelece a ligação entre a vila-sede e os distritos vizinhos, nomeadamente, Homoine e Inharrime, além da colocação de pontecas sobre alguns rios para facilitar a comercialização de excedentes agrícolas.

Pediram também a instalação de uma unidade de processamento de castanha de caju, expansão da rede de energia eléctrica, abastecimento de água e rede sanitária.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/69299-prometido-investimento-para-viabilizar-pande.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!