A ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que o Telegram facilita o crime organizado ao realizar actividades ilícitas em “larga escala” no Sudeste Asiático. Dentre elas estão a venda de ferramentas e serviços relacionados a fraudes cibernéticas, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro. As análises da organização foram apresentadas no dia 7 de Outubro do corrente ano, num relatório produzido pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).
Segundo o documento, a criptografia e a capacidade de hospedar grandes grupos do Telegram torna o aplicativo atraente para criminosos que buscam se comunicar, conduzir negócios ilícitos e atingir vítimas sem serem detectados pelas autoridades. O relatório afirma que dados hackeados, como detalhes de cartão de crédito, senhas e histórico do navegador, são negociados abertamente em grande escala na plataforma. Diz ainda que ferramentas usadas para crimes cibernéticos, como software de deepfake, projectado para fraudes, e malware para roubo de dados, também são amplamente comercializadas.
Para mais informações aceda: https://www.poder360.com.br/poder-tech/telegram-facilita-crime-organizado-no-sudeste-asiatico-diz-onu/
Fonte: INTC