Cabo Delgado: UNICEF apoia no reforço da provisão de serviços básicos essenciais de saúde e nutrição

0
9
[imgep]

Cabo Delgado, Moçambique – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está concentrando seus esforços em fortalecer a capacidade das organizações locais na província de Cabo Delgado, especialmente em meio aos desafios enfrentados pelas crianças e suas famílias, agravados pelo atual contexto de instabilidade. A provisão de serviços de saúde  incluindo de nutrição, surge como uma das maiores preocupações do UNICEF, para garantir que, diante de eventos críticos como este, as respostas sejam rápidas e eficazes, utilizando as estruturas comunitárias já estabelecidas.

As parcerias estratégicas com organizações locais, permitem o reforço das suas capacidades, o que lhes facilita liderar as acções de resposta, assegurando uma intervenção mais ágil e adaptada às necessidades da comunidade.

As organizações locais são fundamentais não apenas para disseminar informações, mas também para fornecer apoio directo às famílias, cuidadores e as crianças. Como parte da estratégia de pronta resposta, o UNICEF e seus parceiros têm oferecido recursos e treinamento contínuo para capacitar essas organizações a agirem de maneira eficaz, especialmente nos serviços essenciais de saúde, incluindo o tratamento das doenças mais comuns na primeira infância como a malária, a diarreia, a pneumonia, e tratamento e prevenção da desnutrição aguda grave.

As intervenções na área de nutrição começam na promoção de práticas alimentares saudáveis até campanhas de educação nutricional nas comunidades, incluindo demonstrações culinárias, rastreio nutricional, suplementação e, em alguma comunidades, o Tratamento da Desnutrição na Comunidade (TDC). O foco é em mulheres gestantes, lactantes, e crianças de 0 a 5 anos, que são os grupos mais vulneráveis em tempos de crise.

Um exemplo do esforço integrado é o trabalho desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento Sustentável (APDS), uma organização local, apoiada pela parceria que o UNICEF tem com a Mentor Initiative, nos distritos de Mueda e Chiúre. No distrito de Chiúre, a APDS apoia na implementação do Pacote Integrado de Nutrição (PIN) e o TDC, nas comunidades de Nivenevene, Chimoio, Mepilane e Moconi, onde os activistas comunitários, em colaboração com Agentes Polivalentes de Saúde (APS), identificam rapidamente casos de desnutrição ou em risco, realizam acções de sensibilização sobre práticas alimentares saudáveis, e garantem o acompanhamento contínuo das crianças afectadas até a sua completa recuperação.

Também, para reforçar a capacidade de resposta, brigadas móveis são realizadas duas vezes por mês em cada uma dessas comunidades. No âmbito do PIN e do TDC, as atividades oferecem atendimento para pelo menos 50 crianças na faixa etária dos 0-2 e 0-5 anos, e seus cuidadores.

Essa resposta rápida e localizada tem sido essencial para alcançar as populações mais remotas e vulneráveis, incluindo as pessoas deslocadas e as famílias de acolhimento, especialmente em áreas que estão a pelo menos 8 km da unidade de saúde mais próxima.

Esta intervenção é financiada generosamente pelo KFW Development Bank e United Nations Central Emergency Response Fund (CERF), e tem sido vital para garantir que, em situações de emergência, as organizações locais possam responder de forma ágil, salvando vidas e combatendo a desnutrição infantil de maneira eficiente.

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!